Pesquisa da UNIFAL-MG sobre quasares foi destaque na 42ª Reunião Anual da  Sociedade Astronômica Brasileira

O professor do Instituto de Ciências Exatas da UNIFAL-MG, Samuel Bueno Soltau, representou o Departamento de Física da Universidade na 42ª Reunião Anual da  Sociedade Astronômica Brasileira com a apresentação do trabalho Study of quasar OV 236 variability with scalable tree boosting system, realizado em conjunto com pesquisadores do Centro de Rádio Astronomia e Astrofísica Mackenzie (CRAAM), da Universidade Presbiteriana Mackenzie. O evento, que reuniu pesquisadores do Brasil e do exterior da área de Astronomia e Astrofísica, representa um espaço importante de compartilhamento de ideias e debates a respeito de temas situados na fronteira do conhecimento.

O trabalho apresentado pelo Prof. Samuel é resultado parcial de um estudo em andamento e investiga as características físicas de objetos astronômicos chamados de quasares, utilizando dados na faixa de rádio, obtidos pelo Observatório de Rádio Astronomia da Universidade de Michigan (UMRAO). Em um futuro próximo, a pesquisa deverá agregar outros quasares, a serem investigados com dados em raio X obtidos de satélites.