Técnicas de laboratórios da UNIFAL-MG concluem doutorado e recebem certificado na Reitoria

As servidoras, Luciana Costa Teodoro e Gabriela Ezequiel Costa Martins, receberam das mãos do reitor da UNIFAL-MG, Prof. Sandro Amadeu Cerveira, os certificados de conclusão de doutorado pelo Programa Multicêntrico em Ciências Fisiológicas e pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais, respectivamente.

A tese de Luciana, intitulada “Participação dos receptores purinérgicos P2 no comportamento maternal e nas funções neuroendócrinas de ratas lactantes”, foi defendida em maio deste ano.

Sob orientação do Prof. Alexandre Giusti Paiva, a área de concentração da pesquisa foi em neuroimunoendocrinologia e buscou avaliar a participação dos receptores purinérgicos nos cuidados maternais e no comportamento agressivo de ratas durante a lactação. De acordo com Luciana, para a realização dos testes comportamentais, as ratas lactantes foram submetidas a administração central de antagonistas e agonistas de purinoceptores, sendo que a microinjeção de antagonistas foi capaz de alterar respostas comportamentais associadas às alterações na atividade neuronal de regiões envolvidas em tais comportamentos.

O trabalho, que também teve coorientação da Profa. Adelina Martha dos Reis, da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), foi o 1º estudo que trouxe informações sobre a participação dos purinoceptores P2 nos mecanismos fisiológicos que ocorrem durante a lactação em ratas.

Além de abrir caminhos para ampliação dos conhecimentos na área e fornecer um melhor entendimento da base neurocomportamental para a literatura científica, a TAE da UNIFAL-MG, revelou que a conquista foi uma realização pessoal. “A busca do conhecimento sempre é um lema a ser seguido! Sou graduada em Fisioterapia, tenho especialização e mestrado, mas ainda faltava realizar o sonho do doutorado”, disse Luciana, que após três meses de ingresso no programa foi nomeada técnica de laboratório na Instituição.

“Hoje sinto-me realizada profissionalmente, mais segura e confiante para exercer meu trabalho com qualidade, auxiliar discentes e docentes nas atividades de ensino, pesquisa e extensão dentro do ambiente de laboratório e, assim, poder contribuir para o crescimento da UNIFAL-MG”, finaliza a servidora com gratidão ao Programa PROQUALITAE que apoia a qualificação dos TAEs da Universidade.

Gabriela recebeu os parabéns do reitor, Prof. Sandro, no dia 23/10

Já Gabriela, defendeu a tese “Avaliação do potencial citogenotóxico do octanoato de ioxinila em bioensaios com Allium cepa L.”, sob orientação do Prof. Sandro Barbosa e da Drª Luciene de Oliveira Ribeiro Trindade, que buscou avaliar o potencial citogenotóxico da substância herbicida, amplamente utilizada em culturas de alho e cebola. Para tanto, foram avaliados aspectos morfológicos das plântulas obtidas, análise do índice mitótico, frequência de anormalidades cromossômicas e ensaio cometa, permitindo verificar que a concentração de campo do octanoato de ioxinila apresentou efeito genotóxico sobre o bioteste.

De acordo com a técnica responsável pelo Laboratório de Biotecnologia Ambiental e Genotoxicidade (BIOGEN-UNIFAL/MG), o estudo foi submetido à Revista Ciência Agronômica e espera-se que ele possa ser utilizado para embasar pesquisas sobre o octanoato de ioxinila bem como outras substâncias herbicidas. “No atual cenário de grande preocupação sobre o uso de defensivos agrícolas, torna-se importante verificar seu mecanismo de ação e potencial toxicológico para evitar a seleção de plantas resistentes e riscos ao ambiente e à saúde”, afirmou.