Professores do ICEX e do ICHL serão tutores de Projetos de Iniciação Científica da FAPEMIG no Ensino Médio

Os professores do Instituto de Ciências Exatas (ICEx) e do Instituto de Ciências Humanas e Letras (ICHL), Guilherme Henrique Gomes da Silva e Natalino Neves da Silva, são os coordenadores  que irão acompanhar a realização dos projetos de Iniciação Científica “Compreendendo microagressões raciais experienciadas por estudantes do ensino médio” e “Pesquisando a cultura Africana e Afro-brasileira no ensino médio: experiências do Sul de Minas”, a serem elaborados por professores e estudantes do Ensino Médio de escolas públicas localizadas em Alfenas, Areado, Pouso Alegre, Poços de Caldas, Capetinga, Santa Rita do Sapucaí, Sete Lagoas e Romaria.

A proposta de trabalho está vinculada a fomentar a pesquisa e investigação científica em escolas da Rede Estadual de Educação de Minas Gerais por meio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (FAPEMIG), em parceria com Secretaria de Estado da Educação (SEE) no âmbito do projeto Núcleos de Pesquisa e Estudos Africanos, Afro-Brasileiros e da Diáspora (UBUNTU/NUPEAAS) e Territórios de Iniciação Científica.

De acordo com os professores, pretende-se, por meio do trabalho de tutoria com os grupos de pesquisas envolvidos, contribuir para a investigação científica na escolaridade média. A construção, a valorização e o fortalecimento das identidades afro-brasileiras na contemporaneidade são os principais focos de investigação dos projetos selecionados. O conhecimento que se pretende produzir, por parte de cada um deles, é voltado para a valorização da história e cultura Africana e Afro-brasileira, conforme previsto em Lei nº. 10.639/2003 e nas suas diretrizes.