Vinte cursos da UNIFAL-MG se destacam nos primeiros lugares entre os melhores do país, segundo Ranking Universitário da Folha

Confira a colocação da UNIFAL-MG e dos cursos na sétima edição anual do Ranking Universitário Folha (RUF), divulgada em 2018:

BRASIL:

A UNIFAL-MG ocupa 67ª posição no país entre 196 instituições brasileiras incluindo públicas e privadas, de grande, médio e pequeno porte, destacando-se nos critérios ensino (47ª colocação), pesquisa (54ª colocação), inovação (87ª colocação), internacionalização (105ª colocação) e mercado (148ª colocação).

Destaques para os cursos de Farmácia e Fisioterapia que, respectivamente, ocupam a 12ª e a 32ª colocação entre os melhores do país.

Entre as 51 instituições de mesmo porte no país, a UNIFAL-MG se posiciona nacionalmente no 7º lugar.

Das 40 profissões avaliadas entre as instituições da mesma categoria, a Universidade se destaca com 20 cursos, que figuram entre as primeiras colocações. Entre os cinco primeiros do estado, na avaliação das instituições de mesmo porte, estão os cursos de Administração Pública (1º lugar); Farmácia (1º lugar); Engenharia Ambiental (2º lugar); Odontologia (2º lugar); Ciências Econômicas (3º lugar); Engenharia Química (3º lugar); Fisioterapia (3º lugar) e Física (5º lugar).

Veja abaixo a excelente colocação dos 20 cursos avaliados da UNIFAL-MG entre as melhores instituições de mesmo porte no país:

MINAS GERAIS:

No estado de Minas, a UNIFAL-MG fica na 11ª posição entre as 23 instituições públicas e privadas avaliadas entre públicas, privadas, de grande, médio e pequeno porte.

Entre as instituições de mesmo porte, a Universidade ocupa a 3ª colocação entre as melhores. Os cursos avaliados dentro dessa mesma categoria em Minas Gerais também se encontram muito bem posicionados, conquistando os cinco primeiros lugares.

Veja abaixo a excelente colocação dos 20 cursos avaliados da UNIFAL-MG entre as melhores instituições de mesmo porte em Minas Gerais:

ENTRE AS MELHORES INSTITUIÇÕES PÚBLICAS

O ranking também permite analisar a posição dos cursos conforme a rede de ensino. A Universidade se mantém na 7ª posição entre as públicas e os cursos permanecem em boas colocações.

Abaixo, veja a posição dos cursos da UNIFAL-MG entre as melhores Instituições de Ensino Superior PÚBLICAS do mesmo porte do país:

Confira também a posição dos cursos da UNIFAL-MG entre as melhores Instituições de Ensino Superior PÚBLICAS do mesmo porte de Minas Gerais:

COMO É FEITO O RANKING?

Dados nacionais e internacionais são considerados para o ranking, bem como pesquisas de opinião do DataFolha. Os critérios avaliados são ensino, pesquisa, inovação, internacionalização e mercado.

De acordo com informações do RUF 2018, a avaliação dos cursos considera quatro componentes:

• Avaliadores do MEC – contempla pesquisa Datafolha dos anos de 2016, 2017 e 2018, realizada com uma amostra de entrevista composta por 2.381 professores distribuídos no país para avaliar a qualidade dos cursos superiores.
  • Professores com doutorado e mestrado – percentual de professores da instituição que têm doutorado e mestrado, de acordo com Censo 2016.
  • Professores com dedicação integral e parcial – percentual de docentes que trabalham em regime de dedicação integral ou de dedicação parcial, com base em dados do Censo 2016.
  • Nota no Enade –  leva em conta a nota média da universidade no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) aplicado nos anos de 2014, 2015 e 2016.

Para conferir os dados diretamente na página do Ranking Universitário Folha, acesse o link http://ruf.folha.uol.com.br/2018/ e navegue filtrando os dados das tabelas disponíveis.