De um total de 5, a UNIFAL-MG tem nota 4 no Conceito Institucional (CI), um dos índices utilizados pelo Ministério da Educação (MEC) para medir o desempenho das instituições de educação brasileiras, divulgado em 2018.
O conceito faz parte de um processo avaliativo do Sistema Nacional de Avaliação do Ensino Superior (SINAES), obtido após visitas de especialistas do MEC à Instituição.
Durante a visita são avaliadas as instalações físicas, o Plano de Desenvolvimento Institucional, a gestão da Instituição, corpo de colaboradores e política de ensino para graduação e pós-graduação. A UNIFAL-MG recebeu uma equipe do MEC em 2017.
A nota dada pode ser considerada a medição oficial de verificação do valor qualitativo da Instituição, confirmando a excelência da Universidade.
Vale lembrar que para a avaliação, o Ministério da Educação divulga anualmente o Índice Geral de Cursos (IGC), um instrumento construído com base na média ponderada das notas dos cursos de graduação e pós-graduação de cada instituição. O IGC da UNIFAL-MG também é 4.
O objetivo do IGC é resumir em um único indicador a qualidade de todos os cursos de graduação e pós-graduação das instituições de ensino. As notas dos cursos são dadas pela avaliação no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade), prova aplicada aos concluintes.
O desempenho dos cursos da UNIFAL-MG no Enade, realizado em 2017 e divulgado em 2018, elencou 18 cursos da Universidade, dos quais três conquistaram a a nota máxima (5) no indicador de qualidade: Matemática (Licenciatura), Ciências Sociais (Licenciatura) e Engenharia Ambiental.
Além dos cursos destacados com nota máxima, também os cursos presenciais de Química (Licenciatura), Ciências Biológicas (Bacharelado), Pedagogia (Licenciatura), História (Licenciatura), Geografia (Bacharelado), Geografia (Licenciatura), e o curso a distância Pedagogia (Licenciatura) tiveram bom desempenho, conquistando a nota 4.
As notas vão de 1 a 5, sendo consideradas insatisfatórias 1 e 2; e 3, 4 e 5 significam, respectivamente, regular, bom ou muito bom.