Pesquisa desenvolvida no mestrado em Ciências Odontológicas auxilia o município de Alfenas na elaboração de políticas públicas voltadas para a saúde bucal

Discentes e docentes do Programa de Pós-Graduação em Ciências Odontológicas da UNIFAL-MG estão desenvolvendo pesquisa para auxiliar o município no planejamento de políticas públicas voltadas para a saúde bucal de Alfenas.

O levantamento envolve a identificação do perfil dos escolares da rede pública municipal e estadual com idades entre 5 e 12 anos. “Conhecer o perfil epidemiológico em saúde bucal é fundamental para o administrador público planejar e avaliar as políticas, ações e intervenções em saúde bucal no município”, conta o professor Alessandro Aparecido Pereira, da disciplina de Saúde Coletiva, do curso de Odontologia, e um dos coordenadores das atividades da pesquisa.

Segundo Prof. Alessandro, o último levantamento em saúde bucal no município de Alfenas foi realizado em 2008, o que reforça a importância do trabalho que está sendo desenvolvido pela equipe do mestrado da Universidade. “Além do caráter acadêmico, a pesquisa tem uma relevância social importante para a vigilância em saúde bucal do município”, explica.

As atividades contam com a coordenação do Prof. Alessandro, também do mestrando em Ciências Odontológicas, Heron Ataide Martins, e do coordenador de saúde bucal de Alfenas, o cirurgião-dentista Carlos Alberto Costa Vieira.

A equipe de examinadores é formada pelas cirurgiãs-dentistas Camila Parreira Rocha Guimaraes Pinto Leite, Cinthia Magalhães Ribeiro, Diana Rodrigues Moreira, Gabrielle Machioni Pereira e Janine Aparecida Tavela Lima. O trabalho envolve também a equipe de anotadores formada pelas auxiliares de saúde bucal Angela Cristina Gabriel Esteves, Antonielle Aparecida Cassimiro, Denise Braz Herculano, Flávia Pacheco Pena Franciele Silva de Souza e Marly Teodora Nogueira.

Fotos: Arquivo Pessoal Alessandro Aparecido Pereira