Universidade Federal de Alfenas, do Sul de Minas Gerais para o mundo

Minas são muitas e o Sul de Minas Gerais é um caminho de possibilidades para o seu futuro profissional. Aqui, temos as portas abertas para o diálogo, a pluralidade e a cidadania.

Nossa região está em permanente contato com os estados de São Paulo e Rio de Janeiro. Ao mesmo tempo, mantém conexões com todas as regiões do estado de Minas Gerais.

A UNIFAL-MG tem buscado superar o desafio da internacionalização. Com os programas de mobilidade estudantil, temos estimulado os estudantes a realizarem uma parte de sua formação no exterior.

Em 2019, completaremos 105 anos de existência e, na UNIFAL-MG, sua formação é respeitada e seu diploma tem valor.

Pública, Gratuita e com mais qualidade

A UNIFAL-MG é Federal. Nossa universidade é do povo de Minas Gerais, do Brasil e do mundo. Nós temos muito orgulho de trabalhar e estudar aqui. Valorize a universidade que também é sua.

Nossa equipe de docentes é altamente qualificada com mestrados, doutorados e pós-doutorados no país e no exterior. Mas a qualidade não para por aí.

Temos laboratórios com tecnologia atualizada e convênios com diversas instituições de ensino nacionais e internacionais, empresas, órgãos públicos e organizações da sociedade civil. Aqui, você potencializa sua formação em conexão com o mundo.

O que nos diferencia? Nas universidades públicas há mais investimento em pesquisa, capacitação técnica e docente e integração com a sociedade.

Quer alguns exemplos? Nós temos uma Clínica de Odontologia e outra de Fisioterapia, um Centro de Especialidades Médicas, vários centros de pesquisas em Ciências Exatas, Econômicas, Naturais, Humanas e Tecnológicas. Desenvolvemos projetos em várias escolas públicas. Temos uma Agência de Inovação e realizamos prestações de serviços para órgãos públicos e empresas privadas.

Recentemente, a Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes), lançou uma campanha para reforçar a importância das Universidades Federais para a sociedade. Na primeira ação, foi divulgado um vídeo explicando os trabalhos que são realizados nas instituições públicas e como elas contribuem para o desenvolvimento do país.

Confira abaixo e confie: na Universidade pública, sua formação é mais completa!

Orgulho de ser uma universidade inclusiva

Temos 34 cursos de graduação e acreditamos ser possível avançar sem deixar ninguém para trás.

Com as políticas de ações afirmativas, tem sido possível garantir formação de qualidade para grupos sociais que, historicamente, foram excluídos da educação superior. Na UNIFAL-MG, cumprimos as leis. Temos cotas para pessoas oriundas de escolas públicas, negras, indígenas e portadores de deficiência.

Também temos comissões de averiguação das cotas para garantir que as pessoas que têm direito às vagas por cota, possam estudar. É bem simples: a UNIFAL-MG segue as orientações nacionais e tem uma comissão que analisa a autodeclaração. Se você tem direito às cotas, esse direito é seu e a gente garante.

Somos todas e todos UNIFAL-MG

Temos unidades em Alfenas, Poços de Caldas e Varginha. Na cidade de Alfenas, são duas: a Sede, no centro, e a Unidade Educacional Santa Clara, na região do Pinheirinho.

Confira na lista de cursos de graduação e escolha a carreira na qual você quer se formar! Converse com sua família, pesquise, entre em contato com as pessoas da UNIFAL-MG, docentes, estudantes e equipe técnica para conhecer mais. Estamos aqui para acolher você!

Venha para o Sul de Minas Gerais e seja também parte da UNIFAL-MG. Somos uma universidade pública, gratuita, de qualidade e inclusiva e queremos que você tenha direito a melhor formação no ensino superior.

Para alcançar o mundo, faça o seu caminho por meio dos estudos!