Projeto que envolve a criação de estratégia dinâmica e lúdica sobre a questão do álcool entre adolescentes é premiado em evento internacional sobre Tecnologia e Humanização na Comunicação em Saúde

O projeto do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da UNIFAL-MG “O jogo de tabuleiro: estratégia sobre o uso de álcool em adolescentes” desenvolvido pela enfermeira Tamires Marta Caliari, sob orientação do professor Denis da Silva Moreira, coorientação da professora Adriana Olímpia Barbosa Felipe e colaboração da professora Zélia Marilda Rodrigues Resck, foi premiado entre os trabalhos apresentados no Congresso Internacional Tecnologia e Humanização na Comunicação em Saúde (ConTic), edição 2018.

Crédito das imagens: arquivo pessoal da professora Adriana

Segundo o coorientador, o projeto busca criar e desenvolver estratégias nas escolas, nas famílias e na sociedade que possam auxiliar no problema de consumo de álcool entre jovens. “O consumo de álcool entre adolescentes está cada vez mais precoce, motivado por fatores multicausais proporcionando prejuízo nas dimensões físicas, emocionais, educacionais e sociais e, nessa perspectiva, surgiu a proposta de criar um jogo de tabuleiro com uma estrutura que possibilitasse ser uma estratégia educativa sobre a questão do uso de álcool entre os adolescentes”, explica o orientador.

A apresentação do trabalho durante o evento foi feita na modalidade oral pela coorientadora do projeto, Profa. Adriana, que demonstrou de que maneira a estratégia dinâmica e lúdica, por meio de jogos educacionais, podem estimular o desenvolvimento cognitivo e a tomada de decisão.

Organizado pela Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto, da Universidade de São Paulo – Centro Colaborador da OPS/OMS, para o Desenvolvimento da Pesquisa em Enfermagem, o ConTicfoi realizado no mês de agosto com o objetivo de estimular a interação multidisciplinar e disseminar resultados, bem como melhores práticas nas áreas de tecnologia, simulação, comunicação e humanização na formação e atuação dos profissionais de enfermagem e saúde.

A premiação, conforme o orientador do projeto, é resultado do investimento do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem em propor projetos alinhados à Agenda Nacional de Prioridades de Pesquisa em Saúde e em consonância com Política Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação em Saúde no país.