Petianos discutem o papel do Programa de Educação Tutorial na UNIFAL-MG na 11ª Jornada PET sediada no campus Varginha

O Programa de Educação Tutorial do Bacharelado Interdisciplinar em Ciência e Economia (PET BICE) do campus Varginha sediou esse ano a 11º Jornada PET UNIFAL-MG, evento que ocorre a cada dois anos e tem por objetivo discutir temas pertinentes à realidade dos PETs de todos os campi da Universidade. A edição de 2018 aconteceu no mês de setembro, dias 29 e 30.

Durante os dois dias do encontro, petianos, tutores e demais convidados participaram de mesas-redondas, grupos de trabalho, exibição do CinePET e da plenária final.

Ao todo foram 92 participantes, dos quais representantes dos PETs BICE, Ciência, Conexões de Saberes, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Letras, Nutrição e Odontologia.

A abertura da jornada contou com a presença do vice-reitor, Prof. Alessandro Antônio Costa Pereira; do pró-reitor de Graduação, Prof. José Francisco Lopes Xarão; do presidente do  Comitê Local de Acompanhamento e Avaliação (CLAA) do PET, Prof. Daniel Augusto de Faria Almeida; da coordenadora do evento e tutora do PET BICE, Profa. Ana Carolina Guerra; da diretora do Instituto de Ciências Sociais Aplicadas, Profa. Gislene Araújo Pereira, e do diretor do campus de Varginha Prof. Leandro Rivelli Teixeira Nogueira.

“Desafios Contemporâneos dos PETs” foi o tema da primeira mesa-redonda realizada, a qual contou com a participação da professora Ana Carolina e do petiano Ruan Lemos, membro do PET Enfermagem e do CENAPET.

O evento contou também com grupos de trabalho (GTs), nos quais foram debatidos os temas: “Os grupos PET e a UNIFAL (suas inter-relações e conexões)”, “Desafios na gestão de custeio”, “O papel dos PETs na UNIFAL e Processo Seletivo”, e a apresentação dos PETs na UNIFAL-MG, na qual membros de cada grupo PET exibiram os projetos e atividades desempenhadas pelo grupo.  Para encerrar o primeiro dia da jornada, os participantes prestigiaram a exibição do documentário “Quem matou Eloá?” no CinePET, momento que contou com debate dos petianos do PET BICE Bárbara Morita, Caio Quina e Dayane Tana Mesquita.

No segundo dia de evento, foi realizada uma mesa-redonda com os petianos egressos que compartilharam suas experiências. Os ministrantes foram Larissa Gonçalves, ex-petiana do PET BICE e atual professora no Instituto de Ciências Sociais Aplicadas; Beatriz Marchezine, ex-petiana do PET BICE, e Sérgio Neder, ex-petiano do PET Enfermagem. No encerramento, houve apresentação dos grupos de trabalho e plenária final.

Fotos: Arquivo do PET BICE