Mais uma turma de Especialização em Gestão Pública Municipal conclui curso no campus Varginha

O Instituto de Ciências Sociais Aplicadas (ICSA) do campus de Varginha da UNIFAL-MG recebeu alunos do curso de Especialização em Gestão Pública Municipal no dia 10/11, para o 5º Encontro Regional de Gestão Pública Municipal. Na oportunidade, os alunos apresentaram seus trabalhos de conclusão de curso (TCC), cuja defesa é requisito obrigatório para a obtenção do título de especialista.

Esta é a terceira turma a concluir a especialização na Universidade. Hoje, são ofertadas 150 vagas do curso em cinco municípios (Boa Esperança-MG, Alterosa-MG, Varginha-MG, São João da Boa Vista-SP e Bragança Paulista-SP) e a previsão é expandir com a criação de um novo polo no município de São Sebastião do Paraíso (MG), já para ingresso em 2019.

A apresentação dos trabalhos de conclusão em Varginha foi feita em formato de painéis, dando visibilidade para que os participantes conhecessem os trabalhos de pesquisa realizados em vários municípios. Ao todo foram apresentados 39 trabalhos na área de gestão pública.

Além da presença do coordenador do curso, professor Luiz Mafra, o evento contou também com a presença do diretor do campus Varginha, professor Leandro Rivelli , e do coordenador de tutoria, professor Adílio Miranda, durante a solenidade de abertura.

Na sequência, os alunos prestigiaram a palestra intitulada “A agenda de pesquisa no Campo de Públicas”, ministrada pelo professor Mafra. Destacando a importância da capacitação dos gestores públicos para a produção de conhecimento, principalmente, para a realidade dos municípios de menor porte e do interior do país, Prof. Mafra enfatizou o quanto o percurso formativo da especialização em Gestão Pública Municipal contribuirá para que os alunos formados atuem na área.

O encontro em Varginha mostrou também o quanto o ICSA vem se consolidando no Ensino, na Pesquisa e na Extensão na área de gestão pública, visto que o campus atualmente oferece o curso de Bacharelado em Administração Pública (graduação), a Especialização em Gestão Pública Municipal (pós-graduação lato-sensu), o mestrado profissional em Administração Pública (pós-graduação stricto-sensu) e o mestrado acadêmico em Gestão Pública e Sociedade (pós-graduação stricto-sensu) voltado para formação de pesquisadores e professores de terceiro grau (nível superior).

Mais informações sobre os cursos de Gestão Pública da UNIFAL-MG em Varginha:

Graduação em Administração Pública
Pós-graduação em Gestão Pública Municipal
Mestrado profissional em Administração Pública
Mestrado acadêmico em Gestão Pública e Sociedade

Fotos: Arquivo da Coordenação do curso de Pós-Graduação (lato-sensu) em Gestão Pública da UNIFAL-MG, campus Varginha