Reitoria entrega certificado de conclusão de mestrado a duas servidoras técnico-administrativas da Instituição

Mais duas servidoras da UNIFAL-MG concluíram uma importante etapa do processo de qualificação acadêmica-profissional, ao finalizar mestrado pela Universidade. Gabriela Otília Mendonça, fisioterapeuta do Instituto de Ciências da Motricidade, agora é mestra em Ciências da Reabilitação; e Ana Carolina Araújo, jornalista da Assessoria de Comunicação Social, recebeu o título de mestra em Administração Pública.

Em clima comemorativo, a entrega dos certificados às servidoras foi feita pelo vice-reitor, Prof. Alessandro Antônio da Costa Pereira, no Gabinete da Reitoria: no dia 06/11, à servidora Gabriela; e dia 14/11,  à Ana Carolina, momento que contou também com a presença do chefe de gabinete, Prof. Romeu Adriano da Silva; e da diretora do Departamento de Registros Gerais e Controle Acadêmico (DRGCA), Vanja Myra Barroso Vieira da Silveira.

Universidade oportunizando envolvimento de servidores com a pesquisa

Gabriela desenvolveu a pesquisa intitulada “Efeitos da suplementação com whey protein associado à estimulação elétrica neuromuscular do quadríceps femoral após reconstrução do ligamento cruzado anterior”, que, segundo ela, objetivou verificar os efeitos da suplementação com whey protein (proteína de rápida absorção e rica em aminoácidos, extraída do soro do leite) associado à estimulação elétrica neuromuscular, e se essas intervenções associadas seriam capazes de atenuar a diminuição da atividade eletromiográfica de alguns músculos do membro inferior após a cirurgia de reconstrução do ligamento cruzado anterior. “Foi verificado resultados positivos para o uso isolado da eletroestimulação do quadríceps femoral e também para o uso da suplementação alimentar”, conta.

Segundo a servidora, que foi orientada no Programa de Pós-Graduação em Ciências da Reabilitação pelos professores Leonardo César Carvalho e Giovane Galdino de Souza, o mestrado foi uma etapa muito importante, em que teve a oportunidade de aprender e crescer muito profissionalmente. “Realizei a graduação de Fisioterapia na UNIFAL-MG, que é um curso de excelência, posteriormente, iniciei a especialização em acupuntura e o mestrado. Durante o mestrado, foi muito gratificante ter sido aprovada no concurso para fisioterapeuta, e assim, ter a oportunidade de contribuir com essa Universidade que foi tão importante para minha formação”, ressalta.

A dissertação desenvolvida pela servidora Ana Carolina no Mestrado Profissional em Administração Pública em Rede Nacional (ProfiAP), sob a orientação dos professores Dimitri Augusto da Cunha Toledo e Layon Carlos Cezar, teve como tema “Comunicação organizacional e participação: análise do engajamento interno em políticas estratégicas de uma universidade federal”. Conforme a jornalista, o propósito do trabalho foi investigar como a comunicação organizacional da UNIFAL-MG pode contribuir para o engajamento do público interno (discentes, servidores docentes e técnico-administrativos), com vistas a estimular seu envolvimento no processo de construção de estratégias institucionais como a Avaliação Institucional e o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI). “A ideia da pesquisa surgiu a partir de indagações originadas na minha própria experiência como jornalista e servidora pública na UNIFAL-MG, tendo em vista os instrumentos utilizados pela Instituição para construir as políticas estratégicas que definem o futuro, bem como a participação, pouca expressiva, do público interno no processo de elaboração dessas estratégias”, explica.

De acordo com a servidora, a relevância da pesquisa se evidencia no fato de ter possibilitado identificar obstáculos na comunicação organizacional da UNIFAL-MG e apontar novos caminhos que possam nortear mudanças futuras na busca por melhores resultados na gestão. “Foi possível verificar que a integração da comunidade acadêmica, configura-se como uma das ações indispensáveis para a efetiva participação de servidores e discentes na construção de estratégias para a Instituição”, detalha.

Em relação à oportunidade de fazer o mestrado, a jornalista demonstra gratidão à Universidade. “Antes de qualquer coisa, eu me sinto agraciada e grata por ter sido acolhida como servidora no quadro funcional da UNIFAL-MG”, enfatiza. “É um orgulho, para mim, integrar essa Universidade e o mestrado na área de Administração Pública só veio coroar meu comprometimento com a Instituição, porque permitiu que eu me qualificasse para aprimorar a minha atuação no ambiente de trabalho. Espero ainda contribuir muito para o crescimento da UNIFAL-MG.”