Universidade reforça a prática da extensão universitária ao contribuir para elaboração da Política de Educação Ambiental de Poços de Caldas

Os professores do Instituto de Ciência e Tecnologia do campus Poços de Caldas da UNIFAL-MG, Adriana Imperador e Thales Trez, representaram a Universidade na Comissão de Educação Ambiental de Poços de Caldas, constituída para elaborar a Política Municipal de Educação Ambiental. A ação reforça a prática da extensão universitária na construção coletiva de ações que beneficiem a comunidade local e o meio ambiente, de forma democrática, participativa, dialógica e interdisciplinar.

Segundo a Profa. Adriana, o documento é um marco histórico para o município de Poços de Caldas, uma vez que considera aspectos contidos na Constituição Federal e na Política Nacional de Educação Ambiental, Lei 9795/99, a fim de atender às especificidades locais, o que a torna única e essencial a melhoria da qualidade de vida dos moradores e turistas que visitam Poços de Caldas, além de contribuir com a gestão pública municipal em relação às questões ambientais. “A minuta prevê a inclusão de temas ambientais como gestão de resíduos sólidos, conservação de áreas naturais, turismo sustentável e conservação de fauna silvestre de forma transversal no planejamento curricular da rede de ensino municipal,  contribuindo para a formação ecológica crítica dos estudantes”, explica.

A minuta da Política Municipal de Educação Ambiental foi entregue ao prefeito de Poços de Caldas, Sérgio Antônio Azevedo, em reunião realizada no dia 23/11.