Intervenções culturais marcam a primeira semana de atividades do 2º Confraterniza UNIFAL-MG

A primeira semana de atividades do 2º Confraterniza UNIFAL-MG: solidariedade, cultura e lazer foi marcada por intervenções artísticas pela Sede da Universidade. Na abertura oficial do evento, que busca promover ações de confraternização como forma de celebrar o encerramento dos trabalhos do ano de 2018, integrando estudantes, servidores e terceirizados em atividades culturais e sociais na Universidade, o público prestigiou o concerto da Orquestra Popular no hall do prédio R, na tarde de 04/12.

Outro destaque da semana foi a estreia do Coral “Em Cena”, um projeto de extensão aprovado no início de 2018 que tem como objetivo proporcionar uma nova visão do canto coral: o coro cênico. Os coralistas, liderados pelo maestro Cláudio Scassiotti, que também é gerente de engenharia na Pró-Reitoria de Planejamento, Orçamento e Desenvolvimento Institucional (Proplan), apresentaram seu primeiro repertório pela Sede, surpreendendo a todos nos prédios V, O, F e N, na tarde de 03/12, ao abrir as atividades culturais do Confraterniza UNIFAL-MG.

“Nosso repertório cênico engloba MPB, rock e algumas peças clássicas que possam ser encenadas. Neste ano, preparamos uma apresentação que levasse alegria às pessoas, sendo que a música de natal foi Mary Cristo dos Tribalhistas”, contou Cláudio. “Trilhos Urbanos” de Caetano Veloso, “Música porquê” de Péricles Cavalcanti, “Siyahamba” e “Tintureiro” também foram cantadas pelo coral.

De acordo com o maestro, os coralistas que integram a equipe são discentes, servidores e também membros da comunidade externa da UNIFAL-MG e são pessoas que nunca haviam tido contato com o canto coral. “Somos um coro jovem que está trilhando aos poucos os primeiros passos. E a função principal do coral é terapêutica. Diante do estresse comum do meio acadêmico, o coral se torna uma válvula de escape e deixamos de lado todas as semanas, por pelo menos duas horas, os problemas e cantamos com alegria”, afirmou. (Os interessados em participar do Coral “Em Cena” podem entrar em contato com o maestro pelo e-mail: coralunifal@hotmail.com)

Durante a semana, o Grupo Musical da Universidade Aberta à Terceira Idade (Unati), tocou e cantou no hall do prédio V durante o intervalo das aulas do período da tarde, reunindo servidores e discentes da Instituição. Outras atividades que integraram a programação foram: a “Oficina de Guirlandas de Natal”, ministrada por Rosimeire Bragança Cerveira em parceria com o CIAS, e o “Literar-se”, evento realizado pela Biblioteca e o curso de Letras.

No próximo sábado, 08/12, os grupos Camerata Theophillus, Madrigal Renascentista e Orquestra Popular também realizarão um concerto especial no encerramento das atividades semestrais do “Programa Toda Música Para Todos!”. O concerto acontece no auditório Dr. João Leão de Faria, às 20h. A entrada é gratuita e livre para todos os públicos.

Confira a programação completa do 2º Confraterniza UNIFAL-MG: solidariedade, cultura e lazer e participe!