Ascom agora é Diretoria de Comunicação Social

O Conselho Universitário (Consuni) aprovou em 04/12, o regimento da Diretoria de Comunicação Social (Dicom) da UNIFAL-MG, órgão que tem como principal objetivo trabalhar para o aperfeiçoamento dos processos de comunicação institucional entre a Universidade e seus públicos, a partir de mecanismos e instrumentos estratégicos de comunicação.

De acordo com a servidora Ana Carolina Araújo, que atua há mais de 6 anos como jornalista da Instituição, a criação da Dicom é um marco para a história da comunicação institucional da Universidade, uma vez que viabilizar tal infraestrutura, neste momento, é um passo estratégico para consolidar a existência da unidade e o trabalho dos profissionais que nela atuam e daqueles que ainda poderão atuar. “Com uma equipe bem constituída e uma política de comunicação institucional elaborada, a Diretoria será capaz de integrar e propagar a pluralidade de conhecimentos gerados nas unidades acadêmicas e administrativas da Universidade”, afirmou.

Para o reitor, Prof. Sandro Amadeu Cerveira, a aprovação do regimento e a transformação da Assessoria de Comunicação Social (Ascom) em Dicom deve ser comemorada por vários motivos: “nós vivemos em uma sociedade em que a comunicação possui importância estratégica e valorativa, por isso, ela precisa ser reconhecida e bem cuidada. Precisamos também fortalecer nossa comunicação para enfrentar com informações adequadas o momento de desqualificação que as universidades públicas vem passando”, disse. Para ele, cada universidade tem a obrigação de informar de maneira qualificada os serviços oferecidos, pois, é preciso que chegue até os cidadãos o que é a universidade pública, o que ela produz de pesquisa e extensão, e qual é sua potência e qualidade de ensino.

Um dos principais desafios enfrentados pela, agora, Dicom, é a equipe reduzida: “a UNIFAL-MG tem, até o momento, a menor equipe de comunicação de todas as universidades, considerando, inclusive, as que têm o nosso tamanho”, contou o reitor. “Isso é algo que temos que enfrentar. A gestão atual está se mobilizando para fortalecer a comunicação institucional a fim de que ela possa cumprir o seu papel. Eu acredito que a diretoria abrirá as portas para uma atuação comunicacional mais efetiva e sistêmica”, finaliza.

Acesse a Resolução nº 57/2018, publicada em 05 de dezembro de 2018, a qual dispõe sobre o Regimento da Diretoria de Comunicação Social (Dicom).