Encerramento do 2º Confraterniza UNIFAL-MG reúne comunidade acadêmica na Sede

A UNIFAL-MG promoveu de 03 a 20/12 o “2º Confraterniza UNIFAL-MG: Solidariedade, Cultura e Lazer”, que foi marcado este ano por intervenções artísticas e sociais a fim de estimular o contato entre os servidores, alunos e terceirizados, dos diversos setores da universidade. A programação contou com oficinas, palestras, apresentações musicais e confraternizações.

A última semana de atividades contemplou a Cantata de Natal, o concerto do Madrigal Renascentista UNIFAL-MG, os recitais da Escola de Música Intonare, realizado nos dias 17, 18 e 19/12 e a festa de encerramento, na tarde da última quinta-feira, na quadra da Sede, em Alfenas, que reuniu, aproximadamente, 400 pessoas. A confraternização foi conduzida pela organizadora de eventos da Universidade, Márcia Paiva Cruz de Souza, que destacou o empenho da comissão organizadora e da Reitoria para oferecer à comunidade acadêmica atrações especiais ao longo do mês de dezembro e um momento de união para celebrar mais um ano juntos.

A presidente da comissão e diretora do Departamento de Registros Gerais e Controle Acadêmico (DRGCA), Vanja Myra Barroso Vieira da Silveira, contou que o Confraterniza UNIFAL-MG só foi possível devido a generosidade de muitas pessoas: aqueles que doaram brindes, que foram voluntários nas apresentações culturais e que contribuíram tanto com a ação solidária – doação de itens de higiene –, quanto financeiramente, para custear o café da tarde de encerramento. “É com muita alegria que nós vemos essa quadra cheia! A preparação do Confraterniza não é fácil e simples, pois não contamos com recursos financeiros próprios para a festa, mas sempre encontramos pessoas dispostas a colaborar e trabalhar junto com a comissão para oferecer esse momento de celebração para a nossa comunidade, que é tão importante e dá sentido ao trabalho diário que dividimos na Instituição ao longo do ano”, disse.

O reitor, Prof. Sandro Amadeu Cerveira, afirmou ser uma honra participar do evento e ver concretizado os esforços de tantos envolvidos. Na ocasião, ele também contou um pouco sobre a importância da UNIFAL-MG para a sociedade e relatou um estudo que foi apresentado no último encontro da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições de Ensino Superior (Andifes): “A Unifei realizou uma pesquisa sobre o impacto da universidade no local em que está inserida, no caso Itajubá. Nossos colegas, que estão em uma cidade um pouco maior que Alfenas, perceberam que, dentre outros parâmetros analisados, apenas na questão financeira, a Unifei impacta em 5% o PIB do município. E a nossa conversa na Andifes foi de que nós devemos reproduzir tal estudo em todas as universidades federais do Brasil e apresentar o nosso trabalho para além do impacto educacional, revelando as ações diretas e indiretas, como a geração de empregos e investimentos.”

A pedido do Prof. Sandro, também foi apresentado o vídeo da campanha lançada recentemente pela Andifes para reforçar a importância das universidades federais para a sociedade. “Eu quero reafirmar que nós temos um impacto significativo no país no que se refere ao ensino, sendo que mais de 90% da pesquisa nas áreas de tecnologia, saúde, ciências humanas e exatas, dentre outras, é feita nas universidades públicas”, disse. O reitor também destacou o papel da extensão e dos responsáveis por todos esses dados: “quem faz tudo isso? Vocês! Não são apenas professores e alunos que movimentam a UNIFAL-MG. Somos todos cruciais para o funcionamento da nossa Instituição. Por isso, a organização de eventos como o Confraterniza tem meu total apoio. Nós precisamos de momentos assim para nos reconhecermos não apenas como trabalhadores, mas como amigos que possuem ideais comuns”, concluiu.

Na sequência, foram sorteadas cestas de natal, chocotones, caixas de bombom e outros brindes para o público presente, que acompanhou a apresentação da peça teatral “Baú do Silêncio”, interpretada por Rodrigo Miquelino e Higor Mateus, e o animado show de Anttonio Marcos.