Discente da Colômbia é a primeira aluna do programa de mobilidade internacional PAEC a concluir mestrado pela UNIFAL-MG

A colombiana Leydy Alexandra Caiman Peñarete é a primeira discente estrangeira a se tornar mestra em Biociências Aplicadas à Saúde pela UNIFAL-MG, no âmbito do Programa de Alianças para a Educação e Capacitação (PAEC). O certificado com a titulação foi entregue pelo vice-reitor, Prof. Alessandro Antônio Costa Pereira, no Gabinete da Reitoria, no dia 11/12/2018, oportunidade em que estiveram presentes também o coordenador de Pós-Graduação da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PRPPG), Prof. Luiz Felipe Leomil Coelho, e o orientador da aluna, Prof. Angel Mauricio Castro Gamero.

Natural de Bogotá-Colômbia, Leydy Alexandra foi matriculada no Programa de Pós-Graduação Biociências Aplicadas à Saúde e desenvolveu a dissertação intitulada “Papel de novo derivado N-Acilidrazônico inibidor de Histona Desacetilases 6/8 sobre células de melanoma humano”, sob a orientação do Prof. Angel Mauricio Castro Gamero e coorientação da Profa. Marisa Ionta.  A defesa aconteceu no dia 28/11/2018.

Ao comentar sobre o período em que passou pela Universidade, Alexandra falou sobre o aprendizado, observando o empenho da UNIFAL-MG no acolhimento aos alunos estrangeiros e o apoio recebido das pessoas com quem conviveu. “É uma experiência enriquecedora em todas as áreas da vida, apesar de sermos os primeiros estrangeiros, temos visto o esforço e interesse da Instituição para crescer e avançar. E como tudo no começo, tem situações muito boas e outras de aprendizado. Abrimos um caminho que esperamos seja de guia para muitos estudantes mais. Agradeço a oportunidade que a Instituição me deu e o apoio de todas as pessoas ao meu redor. Belos seres humanos que estenderam as mãos para mim desde a minha chegada”, frisou.

Para o professor Mauricio, a chance de trabalhar com Alexandra foi enriquecedora para toda equipe do Laboratório de Genética Humana, devido ao perfil empenhado da discente. “A chegada da Alexandra na equipe do Laboratório de Genética Humana foi muito importante, pois além de recebermos uma pessoa dedicada e comprometida, tivemos a oportunidade de compartilhar experiências culturais únicas e enriquecedoras”, enfatizou.

Prof. Mauricio fez questão de agradecer às pessoas que colaboraram para o desenvolvimento de Alexandra durante o mestrado na UNIFAL-MG. “Gostaria de agradecer a todas as pessoas que permitiram a permanência dela conosco, entre elas, toda a equipe do Programa de Pós-Graduação de Biociências Aplicadas à Saúde, à Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, à Diretoria de Relações Internacionais e Interinstitucionais, e de forma muito especial, à equipe do Laboratório de Biologia Animal Integrativa (LABAInt), com o total apoio da Profa. Marisa Ionta na coorientação do trabalho. Sem eles, a primeira defesa de mestrado do Programa PAEC-OEA não teria tido o sucesso que teve”, ressaltou.

O PAEC é o mais bem-sucedido programa de bolsas da Organização dos Estados Americanos (OEA) sendo o maior da América Latina e Caribe para a formação de recursos humanos em cursos de pós-graduação stricto sensu, em mestrado e doutorado. O Acordo de Cooperação com a OEA foi firmado pelo Grupo Coimbra de Universidades Brasileiras (GCUB), o qual congrega 66 instituições de ensino superior, entre as quais, a UNIFAL-MG.