Comissão Interna de Saúde do Servidor Público se reúne com a comunidade universitária para estabelecer protocolos de acidentes no ambiente de trabalho

A Coordenação da Comissão Interna de Saúde do Servidor Público (CISSP) da UNIFAL-MG iniciou no mês de dezembro, um ciclo de reuniões com unidades administrativas e acadêmicas da Universidade com o objetivo de divulgar as atividades da CISSP, apresentar a atual representação de docentes e técnico-administrativos na Comissão e criar protocolos de acidentes no ambiente de trabalho.

Os encontros foram realizados no campus Poços de Caldas, no dia 14/12/2018, e também na Sede no dia 20/12/2018, quando o servidor Nilson Pereira Gomes, coordenador adjunto da CISSP, explicou que a Comissão Interna de Saúde do Servidor Público foi instituída na UNIFAL-MG pela Portaria 999/2017, com a proposta de desenvolver ações voltadas à promoção da saúde e à humanização do trabalho, em especial na melhoria das condições de trabalho, na prevenção de acidentes, de agravos à saúde e de doenças relacionadas ao trabalho.

“A CISSP é equivalente à CIPA [Comissão Interna de Prevenção a Acidentes de Trabalho] da CLT [Consolidação das Leis do Trabalho] na iniciativa privada”, esclareceu Nilson, contando que desde o início das atividades, a Comissão pesquisou outras universidades para saber como a CISSP estava constituída a fim de estabelecer o melhor regulamento para a realidade da UNIFAL-MG. “Pegamos o regimento da Universidade do ABC como padrão e começamos a trabalhar para elaborar o regimento da UNIFAL-MG.”

Uma das ações da Comissão é a aplicação de um questionário que busca levantar informações sobre a saúde e segurança dos servidores e também de colaboradores terceirizados nos ambientes de trabalho, o que contribuirá para conhecer de que forma as unidades estão trabalhando e quais situações estão expostas. “A CISSP não está preocupada só com insalubridade e periculosidade. A CISSP está preocupada com o ambiente de trabalho, tudo que envolve segurança e saúde”, ressaltou Nilson.

Para saber mais sobre o trabalho da CISSP, acesse a página: https://www.unifal-mg.edu.br/cissp/ e responda ao questionário sobre saúde e segurança no ambiente de trabalho.