UNIFAL-MG implementa novo sistema para melhorar atendimento durante pré-matrícula dos candidatos aprovados no SiSU 2019/1

Os candidatos aprovados na Chamada Regular do Sisu 2019/1 já estão realizando a pré-matrícula na Universidade que nesta edição está inovando na forma de receber e atender os futuros calouros provenientes de vários estados do país.

De acordo com o técnico em Assuntos Educacionais, Marcos de Abreu Nery, a organização da fila por meio de senhas e chamadas de modo online está tornando o atendimento mais eficaz e menos tumultuado.  “Estamos utilizando uma ferramenta que já estava a disposição da Instituição para uso em reuniões de colegiados e conselhos: a webconferência . Adaptamos essa ferramenta acrescentando o sistema de chamadas por meio de senhas para tentar facilitar o processo de pré-matrícula”, afirmou.

Outra facilidade do sistema em experiência este ano é que a chamada via webconferência é um link público, ou seja, todos que quiserem podem ter acesso, basta ter um aplicativo de videoconferência instalado. “Por exemplo, se o reitor ou professores dos cursos de graduação que receberão os novos alunos quiserem, eles podem entrar por meio do link disponível e, após eu liberar a câmera deles, estariam conectados para desejarem em tempo real as boas vindas para todos que estão aguardando atendimento”, contou Marcos.

Para a diretora do Departamento de Registros Gerais e Controle Acadêmico (DRGCA), Vanja Myra Barroso Vieira da Silveira, o novo sistema está tornando a pré-matrícula mais ágil e o atendimento ao candidato com mais qualidade: “nós conseguimos atender o candidato na mesa, individualmente, orientando-o em ações que a UNIFAL-MG possui. Então, a ferramenta facilitou o atendimento, aumentou a qualidade e diminuiu o tempo em que o candidato fica na fila, esperando para ser atendido. Foi uma ideia que trouxe agilidade em todo o processo de matrícula do Sisu”.

Nesta quinta-feira (31/01), compareceram à Sede os candidatos aprovados nos cursos de Biomedicina, Biotecnologia, História e Medicina. Os ingressantes dos cursos de Fisioterapia, Matemática (Licenciatura), Letras (Licenciatura), Geografia (Bacharelado), Geografia (Licenciatura) e Enfermagem devem comparecer na sexta-feira, dia 01/02. No dia 04/02, a Universidade receberá os selecionados dos cursos de Ciências Biológicas (Bacharelado), Pedagogia, Ciência da Computação e Nutrição.

Até o dia 04/02, o campus de Poços de Caldas também recebe os aprovados nos cursos de Bacharelado Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia (BCT) – integral e noturno; e o campus Varginha, os aprovados nos cursos de Bacharelado Interdisciplinar em Ciência e Economia (Bice), Administração Pública, Ciências Atuariais, Ciências Contábeis e Ciências Econômicas.

Lista de Espera

Os candidatos que não foram selecionados na Chamada Regular do Sisu, em nenhuma de suas opções, devem manifestar seu interesse em constar na Lista de Espera de 2019, na página do Sisu. O prazo para manifestação é até 05/02.

Nas edições passadas, o candidato só podia manifestar interesse na Lista de Espera para o curso de sua primeira opção. A partir de agora, embora só possa manifestar interesse em uma vaga, esta poderá ser a de primeira ou de segunda opção para a qual se inscreveu. Dessa forma, deve acessar http://sisualuno.mec.gov.br/com com o número de inscrição e CONFIRMAR que pretende permanecer na Lista de Espera do Sisu.

É importante ressaltar que ao se inscrever na Lista de Espera do Sisu, os candidatos devem se inscrever também na Lista de Espera da UNIFAL-MG. Para isso, será necessário que o interessado acesse a página http://sistemas.unifal-mg.edu.br/app/copeve/ingresso/formularioconfirmacaointeresse.php no período entre 08 e 11/02, quando deverá informar nº de inscrição e CPF, e CONFIRMAR que pretende permanecer na Lista de Espera da UNIFAL-MG.

Nesse primeiro semestre de 2019, a UNIFAL-MG oferta 1.057 vagas em 26 cursos presenciais de graduação, sendo 528 vagas para ampla concorrência e 529 vagas reservadas para os grupos descritos na Lei nº 12.711, de 2012.

Para mais informações, acesse aqui.