Servidora da Farmácia Universitária conclui tese de doutorado sobre desenvolvimento e avaliação de qualidade de cápsulas

Milena Carla Espósito é mais uma servidora a dar um importante passo no processo de qualificação acadêmica-profissional. Na tarde de 05/02, Milena foi recebida no Gabinete da Reitoria, pelo vice-reitor, Prof. Alessandro Antônio Costa Pereira, que fez questão de fazer a entrega do certificado de conclusão do doutorado em Ciências Farmacêuticas.

A tese da servidora intitulada “Estudos de pré-formulação, desenvolvimento analítico e avaliação da qualidade de cápsulas de acetato de fludrocortisona, acetato de cortisona e hidrocortisona base” integrou a linha de pesquisa “Desenvolvimento e avaliação de fármacos, medicamentos e cosméticos”. Sob orientação da Profa. Magali Benjamim de Araújo, a pesquisa objetivou o desenvolvimento de formulações padronizadas para a forma farmacêutica cápsula e a validação de métodos analíticos para estudos farmacêuticos das substâncias mencionadas.

De acordo com Milena, no Brasil a comercialização de corticoesteroides, com registro na ANVISA para forma farmacêutica sólida via oral, se restringe à forma farmacêutica comprimido. “A forma farmacêutica cápsula é manipulada em farmácias magistrais e não há descrição em compêndios oficiais e na literatura de formulação padronizada para manipulação”, contou, acrescentando que o estudo atende à Chamada CNPq/ANVISA nº12/2015, que visa apoiar projetos de pesquisa para elaboração de monografias de formulações padronizadas de cápsulas para uso magistral, assim como as suas metodologias de análise.

Farmacêutica da UNIFAL-MG desde 1995, a servidora, atualmente, desenvolve suas atividades na Farmácia Universitária, trabalhando diretamente com manipulação de medicamentos e supervisão de estágio dos discentes do curso de graduação em Farmácia. “No desenvolvimento e na produção do medicamento, a evolução tecnológica exige o cumprimento de requisitos regulatórios de forma a evitar e prevenir os riscos de qualidade e segurança do produto”, afirmou Milena, concluindo que a oportunidade oferecida pela Instituição e o apoio da Profa. Magali fossem fundamentais para a conclusão do doutorado. “Este passo traz grandes contribuições para o meu crescimento pessoal e profissional, pois proporcionará a aplicação do conhecimento adquirido nas atividades desenvolvidas na minha rotina de trabalho”, concluiu.