Convênio celebrado com Associação Latino-Americana de Assoalho Pélvico impulsiona desenvolvimento científico na UNIFAL-MG

Em janeiro, a UNIFAL-MG assinou Termo de Cooperação Técnica com a Associação Latino-Americana de Assoalho Pélvico (ALAPP) para a realização de eventos científicos envolvendo as áreas de Fisioterapia, Medicina e Enfermagem.

A cooperação se deu com o Laboratório de UroFisioterapia do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Reabilitação, coordenado pela professora Simone Botelho do Instituto de Ciências da Motricidade, participante da ALAPP desde sua criação. O objetivo do convênio é  impulsionar o desenvolvimento científico da Universidade e o contato com diferentes países da América Latina. “O ensino a distância é uma poderosa ferramenta não apenas para o ensino, mas também para a integração profissional na América Latina”, reforça o presidente da ALAPP, professor Paulo Palma, da Faculdade de Ciências Médicas da UNICAMP.

Segundo Profa. Simone, neste ano de 2019, os professores envolvidos estarão juntos no evento anual da ALAPP que ocorrerá no mês de março, no Chile, e também no Comitê Regional Sul de Minas na organização do 2º Simpósio Multidisciplinar de Assoalho Pélvico (SIMAP), fruto da parceria do projeto de extensão “Atenção à Saúde da Mulher” e da Liga Acadêmica de Ginecologia e Obstetrícia (LAGO) da Faculdade de Medicina UNIFAL-MG, que será sediado no campus Poços de Caldas.

Vale lembrar que a Universidade realizou o 1º Simpósio Multidisciplinar de Assoalho Pélvico em novembro de 2018, nas dependências da UNIFAL-MG em Alfenas, o qual contou com a presença de profissionais renomados da ALAPP  e com a participação da pesquisadora da Charité Universitätsmedizin Berlin – Alemanha, Baerbel Junginger. O evento congregou profissionais de Medicina, Fisioterapia e Enfermagem em mesas e debates que integraram os diferentes saberes.

“Os alunos da UNIFAL-MG têm participado ativamente da proposta, desde o desenvolvimento de estudos e apresentação de trabalhos científicos até a organização do evento regional”, destaca Profa. Simone.

Conforme a docente, a primeira edição do SIMAP teve a participação de alunos de três cursos da UNIFAL-MG na comissão organizadora: Fisioterapia, Medicina e Ciência da Computação. O curso de Ciência da Computação se associou ao evento com o intuito de levar inovação e tecnologia. “Os bolsistas de extensão, iniciação científica,  Programa Startup Universitário, PET Fisioterapia também participaram ativamente das ações propostas e a aluna Adriana Piccini, pós-graduanda do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Reabilitação UNIFAL-MG apresentou seu trabalho sobre ‘Náusea e vômito durante a gestação: estratégias de controle’ na sessão intitulada PITCHING SESSION, que promoveu a apresentação de projetos ligados à inovação e tecnologia desenvolvidos na UNIFAL-MG, com o intuito de estimular o empreendedorismo e atrair a atenção de investidores e clientes”, explicou.

Saiba mais:

UNIFAL-MG recebe pesquisadora alemã na primeira edição do Simpósio Internacional Multidisciplinar de Assoalho Pélvico

Laboratórios do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Reabilitação

Junta Diretiva da ALAPP