Universidade integrará comissão especial de estudo para criar Programa Municipal de Inovação de Poços de Caldas

A UNIFAL-MG é uma das instituições de ensino que vão compor uma comissão especial de estudo para criar o “Programa Municipal de Inovação” da cidade de Poços de Caldas.

Representada pelos professores do campus Poços de Caldas, Izabella Carneiro Bastos e Cláudio Antonio de Andrade, a Universidade irá atuar junto à Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, da PUC Minas, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais (IF Sul de Minas) e do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), a fim de fomentar o desenvolvimento de empresas de base tecnológica, o empreendedorismo e a consequente melhoria das condições econômicas do município.

“A criação dessa comissão é um importante passo para integralizar o ecossistema de inovação do município e criar uma legislação que atenda as necessidades locais, consequentemente, ajudando no desenvolvimento econômico e potencializando iniciativas inovadoras”, comentou Profa. Izabella.

O decreto que determina a criação do Programa foi assinado em reunião realizada nesta quarta-feira, 20/02, na Prefeitura Municipal de Poços de Caldas, que contou com a presença do prefeito Sérgio Azevedo e vice Flávio Faria, e integrantes da futura comissão que vai elaborar a proposta. “A orientação que a comissão vai fornecer é muito importante para dar um norte na criação do Programa de Inovação e no estímulo do setor”, afirmou o vice-prefeito, que é também secretário de Desenvolvimento Econômico e Trabalho (SMDET) de Poços.

Segundo o coordenador de Fomento à Indústria e ao Comércio da SMDET, Mateus Lopes, que vai fazer parte da comissão, Poços de Caldas é privilegiada com instituições de ensino de ponta, altamente gabaritadas e compostas por corpos docentes de excelência. “Ante o propósito do programa que se pretende criar, todos os instrumentos para desenvolvimento científico e tecnológico, por meio da inovação, serão aplicados em prol da comunidade, a qual nos inserimos”, disse.

Recentemente, a UNIFAL-MG  celebrou convênio com a Prefeitura de Poços de Caldas  para oferecer o serviço de incubação de empresas com o objetivo de apoiar empreendedores da cidade de Poços de Caldas que necessitam de suporte para consolidar ideias e projetos no desenvolvimento de micro e pequenas empresas. O termo foi assinado em janeiro. Confira!