Seleção de preceptores(as) para o Programa de Residência Pedagógica

A Pró-Reitoria de Graduação divulgou o edital de seleção de preceptores(as) para o Programa de Residência Pedagógica, com inscrições abertas até 10/03.

Destinadas a professores(as) preceptores(as) da Rede Básica de Ensino, em exercício nas escolas indicadas pelas Secretaria de Município da Educação e Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais – Regional Varginha, as vagas ofertadas são para as disciplinas de Química e Sociologia e contam com uma bolsa de R$765,00 mensais.

Sobre o processo seletivo

Podem concorrer professores portadores de diploma de graduação em licenciaturas plenas que atendam aos seguintes requisitos:

a) Ser brasileiro ou possuir visto permanente no País;
b) Possuir licenciatura que corresponda ao componente curricular ou ao curso do subprojeto que escolher (Licenciatura em Química para a vaga de preceptor em Química ou Licenciatura em Ciências Sociais para preceptor em Sociologia), comprovado por diploma reconhecido pelo MEC;
c) Possuir experiência mínima de 2 anos no magistério na educação básica;
d) Ser professor em exercício em instituição de ensino habilitada pelo MEC à participar do Programa Residência Pedagógica;
e) Declarar ter condições de participar das atividades do programa, conforme plano de trabalho de preceptoria a ser elaborado juntamente com a coordenação institucional e os orientadores de estágio das respectivas áreas, incluindo cursos de formação e reuniões de planejamento (declarado no formulário de inscrição e seleção);
f) Estar em dia com as obrigações eleitorais;
g) Não se encontrar em situação de afastamento, das suas atividades na escola-campo, exceto nos casos de licença maternidade;
h) Possuir currículo cadastrado na plataforma Freire;
i) Não usufruir de qualquer outra bolsa.

A seleção se dará em fase única, composta por análise dos elementos verificados na plataforma Freire e do formulário eletrônico.

Para se inscrever, o(a) candidato(a) deve preencher o formulário eletrônico e enviar o currículo cadastrado na plataforma Freire, em arquivo PDF, para o e-mail: residenciapedagogicaunifal@gmail.com.

Para mais informações, acesse o Edital 13/2019 – disponível na página do Pró-Reitoria de Graduação.