PRODOC promove curso sobre estratégias de apoio aos estudantes universitários

A partir dos anos 2000, cresceu no Brasil o número de vagas ofertadas nas Instituições Federais de Ensino Superior (IFES). Tal crescimento da população de universitários exige melhores métodos para vivenciar, orientar e oferecer apoio que atendam a maior diversidade em relação às características sociodemográficas dos estudantes, como vulnerabilidade socioeconômica, questões ligadas ao gênero, situação de trabalho, idade, além de objetivos e outras necessidades ou dificuldades apresentadas pelos estudantes, sejam elas de ordem acadêmica ou emocionais.

Uma questão preocupante é o sofrimento psíquico apresentado pelos estudantes universitários, que pode interferir no seu desenvolvimento acadêmico e contribuir para a evasão da Universidade. Além disso, esse sofrimento tem levado acadêmicos a tentativas de suicídio e ao ato em si, elevando as estatísticas de mortalidade entre os jovens, demonstrada nos últimos anos no Brasil e no mundo. Apesar da inquietação de gestores das universidades e da área da saúde, trabalhadores e pesquisadores sobre o tema, as políticas de permanência para os estudantes universitários, em sua maioria, não contemplam os aspectos acadêmicos, emocionais e institucionais que têm forte impacto na saúde mental dos estudantes, bem como na retenção e evasão.

Pensando nisso, o Programa de Desenvolvimento Profissional e Formação Pedagógica Docente – PRODOC oferecerá, a partir de 25/03, um curso sobre estratégias de apoio aos estudantes. O objetivo é desenvolver, a partir da apresentação de ideias e discussões entre docentes de todos os cursos de graduação, habilidades para identificar, oferecer suporte e realizar encaminhamentos, se necessário, aos serviços oferecidos na UNIFAL-MG e/ou fora dela.

O curso será ministrado por meio de exposições dialogadas e de vivências grupais com posterior discussão. Com duração de 20 horas e emissão de certificados, os interessados em participar deverão se inscrever, até a data do evento, no sistema informatizado do PRODOC, disponível no link: https://sistemas.unifal-mg.edu.br/app/prodoc/logon.php.

Confira o cronograma do curso aqui!