Campus Poços de Caldas realiza maratona de inovação com foco nas áreas de engenharia e tecnologia

A 2ª edição do Startup Run para as áreas de Engenharia e Tecnologia foi realizada no campus da UNIFAL-MG em Poços de Caldas na última terça-feira, das 13h às 19h. A maratona de inovação foi promovida pela Agência de Inovação e Empreendedorismo (I9/UNIFAL-MG) junto à Incubadora de Empresas de Base Tecnológica da Universidade, a NidusTec, e contou com o patrocínio do Sebrae-MG.

O objetivo do evento é proporcionar um espaço para que os estudantes trabalhem temáticas relacionadas aos cursos ofertados no campus Poços de Caldas: Bacharelado Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia, Engenharia Ambiental, Engenharia de Minas e Engenharia Química. Dessa forma, na primeira parte da maratona, que foi coordenada pela professora do Instituto de Ciência e Tecnologia (ICT), Izabella Carneiro Bastos, os participantes apresentaram suas ideias sobre engenharia e tecnologia, sendo que os mentores e os próprios participantes votaram nas melhores ideias para que as equipes fossem formadas.

Na sequência, foram realizadas as oficinas de Canvas, Validação e Pitch. Após cada uma delas, e com o apoio dos mentores, as equipes cumpriram tarefas com prazos pré-estabelecidos, sendo que o melhor grupo acumulava pontos como marcação de ganho para a última etapa do Startup Run, o Pitch Fight.

Durante o Pitch Fight cada equipe teve dois minutos para apresentar seu pitch e responder a uma pergunta da banca de jurados. Das oito ideias selecionadas, apenas quatro passaram para a semifinal, após um duelo de notas.

Já na última etapa, os concorrentes tiveram um minuto para falar sobre seus projetos e, após mais uma seleção pela banca de jurados, os projetos finalistas foram “Avaliclass” e “Recicla Inteligente”, que fizeram uma pergunta entre si, definindo o campeão, o “Avaliclass”.

O “Avaliclass” é sobre avaliações de desempenho para alunos de universidades públicas e privadas. A equipe vencedora foi composta por Hulisses Boneti Marcon, Raquel Maria Vilela Ferreira, Davi dos Santos Moreira e Bruna Muniz Peres.

Fotos: arquivo pessoal Débora Lima