Filmes “O Melhor Lance” e “Todos já sabem” estarão em cartaz na sessão especial de abril do Cineclube UNIFAL-MG

O Cineclube UNIFAL-MG, em parceria com a Pró-Reitoria de Assuntos Comunitários e Estudantis (Prace), realizará uma Sessão Especial de Cinema nos dias 15 e 23/04, às 17h, no auditório Dr. João Leão de Faria. A atividade, que integra a programação da nova temporada de exibições de filmes em 2019/1, é destinada e aberta a toda comunidade acadêmica e alfenense.

Os filmes que estarão em cartaz são: “O Melhor Lance”, na segunda-feira (15/04) e “Todos já sabem”, na terça-feira (23/04). Confira a sinopse de cada um:

O Melhor Lance

A trama conta a história de um apreciador de artes, leiloeiro de peças valiosas e antiguidades, chamado Virgil Oldman (Geoffrey Rush) que se pode considerar um homem fóbico. Perito em obras de arte, ele usa luvas para tocar em cada objeto, evita contato visual durante as conversas e possui uma obsessão por retratos de mulheres. Ele encontra seu par perfeito: Claire Ibbetson (Sylvia Hoeks), uma jovem ainda mais fóbica. Ela é a rica herdeira de uma mansão, que nunca foi vista pelos empregados e não sai de casa desde os quinze anos de idade. Claire possui diversos móveis para ser avaliados, e Virgil possui o conhecimento necessário para avaliá-los. Interessante no filme é a relação que se estabelece entre Virgil e Claire. Sem interesse sexual por ninguém, o protagonista apenas admira as figuras femininas de suas obras. Mulheres misteriosas cujo olhar nem sempre revelam o que pensam. Com agorafobia (medo de lugares abertos e multidões), a personagem não gosta de aparecer em público, formando um enigma para o espectador e Virgil desvendarem com mais interesse o que se passa na mente desta bela jovem. O Melhor Lance chama a atenção por sua produção polida, elegante, aristocrática; venceu cinco prêmios do David di Donatello Awards, o Oscar Italiano, incluindo Melhor Filme.

Todos já sabem

A história de Todos já sabem se passa em um pacato povoado espanhol, cercado por vinhedos, onde ocorre um misterioso sequestro durante as comemorações do casamento de Ana (Inma Cuesta), irmã de Laura (Penélope Cruz) – que partiu da Argentina com seus filhos para prestigiar a cerimônia ao lado dos familiares do vilarejo. Quando a família começa a investigar o sequestro, traumas e segredos envolvendo a vida de Laura, de seu atual esposo, Alejandro (Ricardo Darín), e do seu antigo namorado, Paco (Javier Bardem), vêm à tona. Nessa trama, o espectador assume papel de um observador local, como se fosse um dos moradores do povoado, no qual parece ser comum vizinhos cultivarem o hábito de acompanhar acontecimentos e fatos sobre a vida dos demais habitantes.

Sobre o projeto

Focado no desenvolvimento do princípio universal de formação integral do cidadão por meio do cinema e sua inclusão em processos imagéticos de leitura e letramento audiovisual, educação e cultura, o projeto do cineclube insere-se no Programa Civitas – Teorias e Práticas do Literário e está vinculado à Pró-Reitoria de Extensão (Proex). Tal programa é constituído por outros subprojetos e ações que procuram aproximar a produção crítico-teórica à produção literária, bem como do público, de Alfenas e microrregião. Entre seus objetivos está a promoção de encontros, fomento da leitura e incentivo para exibição e debate de filmes nem sempre disponíveis no circuito comercial.