Durante a abertura da 5ª Semana da Matemática, curso de Matemática da UNIFAL-MG recebe menção honrosa da Pró-Reitoria de Graduação

O ótimo desempenho do curso de Matemática recebeu reconhecimento e homenagem na abertura da 5ª Semana de Matemática, realizada na segunda-feira (06/05), no auditório Dr. João Leão de Faria. Na oportunidade, o professor José Carlos de Souza Júnior recebeu uma placa de menção honrosa das mãos do reitor, Prof. Sandro Amadeu Cerveira, e do pró-reitor de Graduação, Francisco Xarão, pela nota máxima obtida no Conceito Preliminar de Curso (CPC).

Segundo a professora Andréa Cardoso, docente do curso e coordenadora adjunta da 5ª Semana de Matemática, esse resultado é fruto do comprometimento do corpo docente, da responsabilidade dos discentes com a própria formação e também do apoio institucional, o que reflete nas avaliações do MEC. “O curso obteve duas notas máximas na avaliação dos cursos de graduação: nota máxima 5 no Conceito Preliminar de Curso (CPC), que corresponde à qualidade na formação, na infraestrutura, nos recursos didáticos-pedagógicos e do corpo docente; e nota máxima 5 no Indicador de Diferença entre Desempenho (IDD), que mede o valor agregado no processo formativo, comparando o desempenho  dos discentes no Enem e no Enade”, destaca.

Uma amostra da qualidade das atividades desenvolvidas no curso pode ser observada na própria realização da semana acadêmica, evento que tem por objetivo fomentar as discussões e interações entre os professores tanto em formação quanto do curso, como também da rede básica de ensino da microrregião, por meio de palestras, mesas-redondas, minicursos, oficinas e mostras de trabalhos que ajudam a socializar as experiências realizadas na Matemática e áreas afins.

Com o tema “As diferentes possibilidades de formação e de atuação de profissional da área de Matemática”, nesta edição, a Semana está sendo coordenada pelas professoras Ângela Leite Moreno e Andréa Cardoso, e reúne estudantes e docentes na discussão de questões relacionadas ao próprio curso, bem como na comunicação de conceitos matemáticos.

A mesa de honra na solenidade de abertura contou com a presença do reitor da Universidade, Prof. Sandro Amadeu Cerveira; do pró-reitor de Graduação, Prof. Francisco Xarão; da pró-reitora de Extensão, Profa. Eliane Garcia Rezende; do coordenador do curso de Matemática-Licenciatura, Prof. José Carlos de Souza Júnior; e da coordenadora da Semana Acadêmica Profa. Ângela Leite Moreno.

Após a homenagem, os participantes prestigiaram a palestra intitulada “Modelagem Matemática: como a Matemática ‘vê’ e participa do mundo”, ministrada pelo professor João Frederico da Costa Azevedo Meyer, do Departamento de Matemática Aplicada da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP).

Para saber os temas que serão destaque em palestras e minicursos até sexta-feira (10/05), quando se encerrará a Semana de Matemática, acesse aqui.

Fotos: Eric Ferreira e Marcelo Moreira da Silva, professores do curso de Matemática da UNIFAL-MG