Campanha em Defesa das Universidades Federais

Em dezembro de 2018, as universidades federais, representadas pelo Colégio de Gestores de Comunicação (Cogecom) da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes), lançaram uma campanha para reforçar a importância dessas instituições para a sociedade. A iniciativa visa ao esclarecimento da relevância de todos os serviços prestados pelas universidades federais, presentes no cotidiano da população e que seguem para além dos espaços acadêmicos, disseminando conhecimento também por meio da pesquisa e extensão.

No primeiro vídeo, é ressaltada a relevâncias das instituições públicas para o desenvolvimento do país. Nele, são explicados os trabalhos que são realizados nas instituições e destacado que as “10 universidades mais produtivas e bem-conceituadas do país, são públicas e gratuitas”. Veja a seguir:

Como a universidade pública impacta na sociedade? é a pergunta que orienta a temática do segundo vídeo da campanha. A gravação reúne depoimentos de pessoas que relatam de que forma as inúmeras oportunidades oferecidas pelas universidades federais impactam suas vidas. Os entrevistados falam da importância dos serviços prestados pelas instituições públicas de ensino superior para o acesso da população à educação pública, gratuita e de qualidade. Confira:

O terceiro vídeo da campanha de conscientização sobre o papel das universidades públicas conta com pessoas reconhecidas no cenário nacional, seja na educação, na TV, na música ou nos esportes. Entre os nomes, figura o cantor e compositor Gilberto Gil, que destaca em sua fala ser o povo brasileiro responsável por sustentar a universidade pública, por meio dos impostos que paga ao Estado. Segundo Gil, a “universidade pública trabalha por nós, para nós e conosco.” Acesse:

Outra ação empreendida pelo Colégio de Gestores de Comunicação resultou na produção de um vídeo apresentado para deputados federais e senadores em Brasília, durante o lançamento da Frente Parlamentar Mista pela Valorização das Universidades Federais. O vídeo mostra uma síntese do impacto das ações de ensino, pesquisa e extensão desenvolvidas nos mais de 330 campi das universidades federais, não só nas regiões onde atuam, mas em todo o Brasil. Confira na sequência:

“Eles sabem do que estão falando” foi mais um vídeo da campanha de valorização das universidades federais lançado coletivamente pelo Colégio de Gestores de Comunicação. No vídeo, os entrevistados são os atuais reitores. A seguir, acesse a entrevista com o reitor da UNIFAL-MG, Prof. Sandro Amadeu Cerveira:

Confira o que falam os reitores das demais universidades federais brasileiras, acessando: http://www.andifes.org.br/video/

A fim de apresentar para a sociedade brasileira um retrato dos estudantes das Instituições Federais de Ensino Superior, o Fórum Nacional de Pró-reitores de Assuntos Estudantis (Fonaprace) da Andifes realizou durante o primeiro semestre de 2018 a 5ª Pesquisa do Perfil Socioeconômico e Cultural dos Estudantes de Graduação das Universidades Federais. O estudo teve como objetivo instrumentalizar políticas de assistência estudantil, bem como fornecer dados para a defesa da educação pública no país. Confira os depoimentos de estudantes de todo o Brasil que apresentam como o ensino Público, Gratuito e de Qualidade faz a diferença no vídeo abaixo, mais uma produção que integra a campanha do Cogecom: