Programa “UNIFAL-MG Sem Estresse” realiza ações para promoção da saúde; confira cronograma das atividades na Sede e nos campi

O Programa “UNIFAL-MG Sem Estresse” conta com atividades físicas, esportivas, culturais e recreativas para promoção da saúde. Neste ano, as ações são promovidas por três projetos e dois cursos, que visam a melhora da qualidade de vida dos participantes por meio de práticas integrativas complementares e apoio emocional e educacional. As ações estão disponíveis para toda comunidade acadêmica e externa da Universidade, tanto na sede e na Unidade Educacional Santa Clara, em Alfenas, quanto nos campi de Poços de Caldas e Varginha.

De acordo com as coordenadoras do programa, a Profa. Vânia Bressan e a pedagoga Michelle Cristine Toti, além da promoção da saúde, as atividades têm como objetivo contribuir para o desenvolvimento social, cultural e acadêmico dos participantes. “A iniciativa surgiu em 2018, a partir das demandas dos estudantes da UNIFAL-MG, relacionadas às dificuldades nos estudos e em relações interpessoais, falta de tempo para realização de atividades físicas e para a manutenção de um estilo de vida mais saudável. Além disso, muitos apresentaram sintomas ansiosos e depressivos que interferem na vida acadêmica”, contou a Profa. Vânia, informando ainda que no primeiro ano de execução do programa mais de mil pessoas foram beneficiadas.

(Crédito da imagem: Arquivo do Projeto “UNIFAL-MG Sem Estresse”)

Confira os projetos e cursos que integram a programação do “UNIFAL-MG Sem Estresse” 2019:

Projeto em busca do equilíbrio: é composto por atividades físicas, recreativas e culturais, em parceria com o Programa Cidade Escola, da Secretaria Municipal da Educação e Cultura de Alfenas-MG e com docentes e discentes da UNIFAL-MG, entre outros colaboradores.

Projeto Prosa em Roda: acontece nos campi de Alfenas, Varginha e Poços de Caldas. Utiliza como metodologia a Terapia Comunitária Integrativa (TCI). A TCI integra a Política Nacional das Práticas Integrativas e Complementares do SUS desde 2017, mas é uma prática que vem sendo desenvolvida em serviços de saúde e outros espaços comunitários desde o final da década de 1980. Tem como premissas o acolhimento, o respeito e a inclusão. O “Prosa em roda” possibilita que os participantes compartilhem as angústias e ansiedades do cotidiano, seja da vida familiar, do trabalho ou da vida acadêmica, constituindo um espaço de crescimento pessoal e coletivo. O projeto é coordenado pelas psicólogas – Técnicas-administrativas em Educação da UNIFAL-MG, Rosana Elizete Tavares e Crislaine Luisa Araújo

Projeto Nutricompartilha: tem como objetivo promover práticas alimentares saudáveis; levantar o estado nutricional dos participantes; oferecer atendimento e aconselhamento dietético individual e em grupo; promover oficinas culinárias que favorecem o conhecimento a respeito de técnicas de preparo e aproveitamento integral dos alimentos; criar grupos de discussão que possibilitem compor um espaço de aprendizado, desafios e experiências. É desenvolvido pelo PET Nutrição e estudantes de Nutrição voluntários, sob a coordenação das professoras Cristiane Grasselli e Hudsara de Almeida Paula.

(Crédito da imagem: Arquivo do Projeto “UNIFAL-MG Sem Estresse”)

“Intervalo: estratégias de aprendizagem”: é um curso que tem como objetivo oferecer aos estudantes momentos coletivos para que compartilhem experiências e desafios, propiciando a identificação entre os pares, e aprendizagens voltadas para o desenvolvimento de habilidades autorregulatórias. A autorregulação é um “processo ativo no qual os sujeitos estabelecem os objetivos que norteiam a sua aprendizagem tentando monitorar, regular e controlar as suas cognições, motivações e comportamentos com o intuito de alcançá-los”. É coordenado pelas pedagogas – Técnicas-administrativas em Educação da UNIFAL-MG, Michelle Cristine Toti e Edna de Oliveira.

“Desenvolvendo Mindfulness em 8 semanas”: curso de 8 semanas com foco em mindfulness (atenção/consciência plena) que segue um programa de práticas simples e comprovadamente eficazes, que ao serem integradas no cotidiano, ajudam a romper ciclos de ansiedade, estresse, desânimo e cansaço que tão frequentemente assolam a sociedade atual. O curso é coordenado pelaProfa. Ana Cláudia Mesquita Garcia e teve início em 25/04.

Quem deseja participar das oficinas “Intervalo: Estratégias de Aprendizagem”, ainda dá tempo: as inscrições estão abertas no CAEX para a Sede até 23/05 e para o campus Varginha, até 29/05.

Os interessados na “Massagem Terapêutica”, devem entrar em contato antecipadamente com o responsável e responder o questionário: https://goo.gl/forms/ErdPJdXK1hRM8v7t2

Para o projeto “Nutricompartilha”, na Sede, as inscrições são feitas na secretaria da Faculdade de Nutrição.

As demais inscrições ocorrem direto com o instrutor da atividade, no local indicado e a participação é certificada pelo CAEX!

Acesse o cronograma das atividades na Sede aqui!

No campus Varginha, o “Prosa em Roda” acontece às terças-feiras, a partir das 18h, na sala D-205, e a Meditação é realizada (quinzenalmente) às segundas-feiras, às 17h30, na sala C-108.

No campus Poços de Caldas, o “Prosa em Roda” acontece às terças-feiras, às 18h, na sala E-104, e às terças e quintas, às 13h, na sala E-104.

Fotos: Arquivo do Projeto “UNIFAL-MG Sem Estresse”