UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALFENAS
Alfenas | Poços de Caldas | Varginha
Sul de Minas Gerais

OPORTUNIDADES

Sistema Eletrônico de Informações completa um ano na UNIFAL-MG com mais de mil usuários e registra menos tempo para conclusão de processos

Há um ano, a comunidade da UNIFAL-MG passava a utilizar o Sistema Eletrônico de Informações (SEI) substituindo a tramitação de processos em papel na Universidade pela tramitação de maneira exclusivamente eletrônica.

Segundo o diretor do Núcleo de Tecnologia de Informação (NTI) da UNIFAL-MG, ao longo deste período (iniciado em 21 de maio de 2018), foram capacitadas presencialmente cerca de 480 pessoas, entre servidores e colaboradores que utilizam o sistema. Além disso, as videoaulas disponibilizadas no sítio eletrônico do SEI receberam cerca de 2.200 visualizações. “O SEI da UNIFAL-MG possui 1.254 usuários ativos em 915 unidades, órgãos colegiados ou comissões. Foram criados aproximadamente 19.300 processos, contendo cerca de 137.000 documentos, sendo que cada processo leva em média 42,53 dias para sua conclusão”, detalha.

Marcelo revela que nos 12 meses anteriores à implantação do Sistema Eletrônico de Informações, a Universidade registrou o encerramento de 10.831 processos, sendo que cada um levou em média 131,39 dias para sua conclusão. “Embora esse dado não possa ser considerado isoladamente, uma vez que muitas ações não tramitavam via processo passaram a ocorrer dessa maneira devido às facilidades oferecidas pelo SEI, é possível observar que o tempo de tramitação de processos foi drasticamente reduzido”, destaca.

O diretor do NTI afirma que as buscas por melhorias no SEI têm sido constantes. Exemplo disso foi a integração do sistema ao Protocolo Integrado do Governo Federal (https://protocolointegrado.gov.br/). “Por meio do Protocolo Integrado do Governo Federal, qualquer cidadão pode consultar o andamento de processos, além de estar em fase final a implantação do barramento de processo eletrônico, que permitirá à UNIFAL-MG tramitar processos de maneira eletrônica a outros órgãos que também utilizem o SEI ou outro sistema compatível”, ressalta, indicando a função do canal de comunicação de promover maior transparência, facilitando o acompanhamento de processos e documentos.

O SEI foi implantado em atendimento ao Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015, que dispõe sobre o sistema de processo eletrônico. Cedido pelo Tribunal Federal da 4º Região, o sistema vem sendo implantado com sucesso em diversos órgãos públicos.