Workshop na UNIFAL-MG incentiva divulgação do conhecimento científico e contribui para a construção de novas práticas de Enfermagem

Mais de 200 acadêmicos de graduação e da pós-graduação em Enfermagem – mestrado em Enfermagem, Residência Multiprofissional em Saúde da Família e Residência em Enfermagem Obstétrica – participaram do 2º Workshop dos Programas de Pós-Graduação em Enfermagem da UNIFAL-MG, realizado na Sede, nos dias 23 e 24/05. Desses, 100 apresentaram trabalhos científicos, dando visibilidade para os estudos realizados no curso de graduação e nos programas de pós-graduação lato e stricto sensu da Universidade.

Com o tema “A translação do conhecimento científico: traduzindo pesquisa para uso na prática”, o evento foi organizado visando criar um espaço para produção e divulgação do conhecimento científico produzido na área de Enfermagem e também Saúde. “Esse evento propõe, a partir da contribuição dos ilustres palestrantes, a reconstrução de novos conhecimentos com vistas a uma melhor progressão das práticas de Enfermagem e de seu conhecimento científico como meio de responder, de forma mais resolutiva, aos problemas que se apresentam”, relata professora Silvana Maria Coelho Leite Fava, coordenadora do 2º Workshop.

O evento contou com palestras, mesas-redondas e apresentações de trabalho, sendo prestigiado por convidados nacionais e internacionais. Estiveram em debate assuntos como a pesquisa clínica na Enfermagem, a prática baseada em evidências, a pesquisa qualitativa  na área, a capacitação para publicação de artigos científicos na nova perspectiva da ciência aberta e as novas perspectivas da Pós-Graduação.

As produções acadêmicas dos discentes da Universidade foram apresentadas em forma de pôster no hall do prédio V, local onde ficaram expostos estudos sobre as temáticas: “Qualidade de vida e sobrecarga de cuidadores de pessoas com doença renal crônica em hemodiálise: revisão integrativa da literatura”, “Avaliação de um curso sobre a limpeza e a desinfecção de superfície para profissionais de Enfermagem em ambiente virtual de aprendizagem”, “Perfil dos gestores de Enfermagem: pesquisa do tipo Survey através da rede social Linkedin™”; “Eficácia do óleo de girassol comparado à placa de hidrocoloide na prevenção de lesão de pele nos prematuros durante o uso de CPAP nasal: estudo piloto de um ensaio clínico randomizado pragmático”; “Jogo de tabuleiro: estratégia educativa sobre o uso de álcool em adolescentes” e “Avaliação da Atenção Primária como componente das redes de atenção à saúde”.

A solenidade de abertura contou com a presença do vice-reitor, Prof. Alessandro Antônio Costa Pereira; do pró-reitor adjunto de Pesquisa e Pós-Graduação, Prof. Luiz Antônio Groppo; da pró-reitora de Extensão, Profa. Eliane Garcia Rezende; da vice-diretora da Escola de Enfermagem, Profa. Christianne Alves Pereira Calheiros; da coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem, Profa. Namie Okino Sawada; da coordenadora do evento, Profa. Silvana Maria Coelho Leite Fava, e a coordenadora do Programa de Residência em Enfermagem Obstétrica, Profa. Patrícia Mônica Ribeiro.