Entre os dias 10 e 13 de junho, a UNIFAL-MG promoverá eventos de abrangência nacional e internacional sobre Geografia Política e Território

O curso de Geografia e o Programa de Pós-Graduação em Geografia (PPGEO) da UNIFAL-MG, em conjunto com o Grupo de Estudos Regionais e Socioespaciais (GERES), realizarão o  5° Simpósio Nacional de Geografia Política, Território e Poder (GEOSIMPÓSIO) e o 3° Simpósio Internacional de Geografia Política e Territórios Transfronteiriços: Conflitos e desigualdades territoriais na sociedade contemporânea  entre os dias 10 e 13/06. Com o objetivo de analisar as questões teóricas e práticas sobre desenvolvimento territorial, geografia política, conflitos e desigualdades espaciais, o evento receberá estudiosos da área que são reconhecidos nacional e internacionalmente.

Docentes da UNIFAL-MG, Unesp, UERJ, USP, UFRJ, UEL, Unifesp, Unimontes, UESB e Universidade de Rouen (França) se reunirão em mesas-redondas a fim de discutir sobre os processos políticos, as questões demográficas e étnico-raciais, os direitos humanos, os conflitos ambientais, as políticas públicas, os Estados-Nação e a Globalização especialmente em relação ao Brasil e à América Latina. O evento também contará com a apresentação de trabalhos acadêmicos, lançamento de livros, palestras e pesquisas de campo em cidades do sul de Minas.

Após edições realizadas em Curitiba (2009), Foz do Iguaçu (2011), Manaus (2013) e Londrina (2017), em 2019 o Simpósio será organizado em Alfenas-MG, sob a coordenação-geral do professor do Instituto de Ciências da Natureza, Flamarion Dutra Alves. Até o momento, o Simpósio apresenta a inscrição de 450 pessoas e a submissão de 235 artigos para publicação, sendo que, neste ano, cerca de 100 estudantes de outros estados ficarão hospedados em repúblicas do município.

Acesse as informações completas e os horários das palestras no site do evento

*Milena Favalli Simão é estagiária da Diretoria de Comunicação Social da UNIFAL-MG