Curso de pré-incubação de empresas no campus Poços de Caldas oferece conhecimentos para desenvolvimento de novas ideias de negócios

O campus Poços de Caldas da UNIFAL-MG está realizando sua 1ª edição do curso de pré-incubação de empresas, desenvolvido pela Incubadora de Base Tecnológica da Universidade (NidusTec) e com apoio da Prefeitura Municipal de Poços de Caldas. Os workshops, que tiveram início no dia 11/06, acontecerão em encontros semanais, por 14 semanas, até o mês de setembro. Durante o curso, os projetos selecionados serão desenvolvidos por um programa constituído de atividades, ferramentas, métodos e técnicas que visam estimular habilidades empreendedoras, validar e testar a viabilidade mercadológica e financeira das ideias de negócios.

Foram selecionados seis projetos de diferentes áreas, tanto dos estudantes da UNIFAL-MG, quanto da comunidade externa. A psicóloga Carolina Di Lorenzo Morais, que está participando do curso com o projeto “Lab Teen”, afirmou que participar da pré-incubação é muito gratificante pois significa, ao mesmo tempo, aprendizado, oportunidade e novas possibilidades. “Vejo como um processo de autoavaliação e identificação individual, além de uma análise sistêmica do mercado”, disse.

Já o discente do curso de Bacharelado em Ciência em Tecnologia (BCT), Luis Roberto Peixoto Filho, integrante do projeto “ECOnstruir”, tem expectativas de conseguir, por meio do curso, transferir sua ideia para uma empresa real. “Espero realizar os workshops oferecidos utilizando-os como ferramentas para amadurecer, desenvolver, estruturar e avaliar o projeto. Numa primeira impressão, percebi que, apesar de serem apenas 14 semanas para alcançar esse objetivo, o curso conta com uma estrutura que me favorece, não só por apresentar passos para a estruturação do projeto, mas também por oferecer um ambiente de troca de ideias e experiências com as outras empresas que realizam as atividades”, comentou.

Segundo a Agência de Inovação e Empreendedorismo do campus Poços de Caldas, após a pré-incubação, o objetivo será a abertura do edital de incubação de empresas no campus para os projetos amadurecerem e se concretizarem.