Projeto da Universidade que busca mudar a perspectiva de detentos de Alfenas por meio da educação é destaque em reportagem do Tribunal de Justiça de Minas

O projeto “Escola da Cidadania”, desenvolvido pela UNIFAL-MG no presídio de Alfenas, foi destaque no Canal “Justiça em Questão” do Tribunal de Justiça de Minas Gerais, em reportagem divulgada no dia 17/06.

A matéria trata da lei de execução penal, a qual garante ao condenado o direito de reduzir seu tempo de pena por meio do trabalho ou do estudo, apresentando como as ações realizadas em Alfenas já estão contribuindo para mudar a perspectiva dos detentos em relação ao que podem fazer para sobreviver de forma autônoma após cumprir pena.

Entre as atividades, estão aquelas trabalhadas por professores da Universidade envolvendo os eixos Saúde, Artes e Educação, os quais são desenvolvidos por meio das técnicas da Tertúlia Literária Dialógica e da Roda de Terapia Comunitária Integrativa.

Para exemplificar o que acontece durante a realização da Tertúlia Literária Dialógica, o repórter Eduardo Júnior do canal conversou com a professora Vanessa Girotto, da área de Pedagogia do Instituto de Ciências Humanas e Letras da UNIFAL-MG, que mostrou como a leitura de clássicos podem ajudar os detentos a interpretarem o mundo e a própria realidade.

Na reportagem, também é mostrado que além de possibilitar que adquiram conhecimento sobre o mundo, as ações também ajudam que os detentos possam conhecer melhor a si próprios, como é o caso da Roda de Terapia Comunitária Integrativa, cujo funcionamento foi apresentado pela professora Vânia Bressan, da Escola de Enfermagem da UNIFAL-MG. Segundo a docente, a técnica permite que cada um expresse suas dores e sentimentos, porém, de acordo com regras como “não julgar”, “não dar conselhos”, “falar de si na primeira pessoa”, “respeitar o silêncio” e “valorizar a cultura”.

Essas e outras ações são apresentadas na reportagem a seguir, que traz também depoimentos dos detentos sobre como enxergam as oportunidades oferecidas. Confira: