UNIFAL-MG oferta vagas em exame de proficiência em Língua Portuguesa para estrangeiros

Estrangeiros ou brasileiros cuja língua materna não seja a Língua Portuguesa têm a oportunidade de obter a certificação de proficiência por meio do Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros (Celpe-Bras). A UNIFAL-MG é uma das universidades brasileiras credenciadas junto ao Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) para aplicação do exame, o único reconhecido oficialmente pelo governo do Brasil.

As inscrições para o exame abrem no dia 05 de agosto e vão até dia 18 de agosto, exclusivamente pela internet, no Sistema Celpe-Bras. As provas serão realizadas de 16 a 30 de outubro, nos postos aplicadores no Brasil e no exterior.

O exame para obtenção do Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros (Celpe-Bras) é aplicado em 107 postos no Brasil e no exterior. Seu objetivo é permitir a comprovação oficial da proficiência em Língua Portuguesa. O Inep é responsável pela aplicação do Exame, com apoio do Ministério da Educação e em parceria com o Ministério das Relações Exteriores. O Exame é realizado nos postos aplicadores credenciados, geralmente instituições de educação superior, representações diplomáticas, missões consulares, centros e institutos culturais brasileiros e estrangeiros e outras instituições interessadas na promoção e na difusão da Língua Portuguesa.

Como se inscrever

Durante a inscrição, o participante deve selecionar o país e o local onde pretende realizar as provas, de acordo com o limite de vagas disponibilizadas por posto. Não é permitido realizar o exame em posto diferente do escolhido na inscrição. Para fazer a inscrição, o participante deverá informar o número de passaporte ou documento de identificação. Após o encerramento do número de vagas, o sistema automaticamente bloqueia as inscrições e o candidato precisa escolher outro posto aplicador.

Sobre a prova

O Celpe-Bras é composto de parte escrita e oral. Para obter a certificação de proficiência em Língua Portuguesa, o participante deverá alcançar, pelo menos, o nível intermediário nas duas partes do exame. O resultado está previsto para dezembro de 2019.

Para mais informações, acesse http://portal.inep.gov.br/acoes-internacionais/celpe-bras