Universidade amplia perspectivas para os cursos de Engenharia durante evento na UFMG que discutiu desafios globais da área no século 21

A UNIFAL-MG, por meio do Instituto de Ciência e Tecnologia (ICT), foi uma das instituições convidadas a participar do workshop do Programa de Grandes Desafios Estudantis (GCSP), inspirado no Grand Challenges for Engineering, da Academia Nacional de Engenharia (NAE), dos Estados Unidos. Realizado pela primeira vez na América Latina, o evento aconteceu na Escola de Engenharia da UFMG, entre os dias 05 e 08/08, e propôs discussões sobre temas relacionados aos desafios das engenharias no século 21 – desde a perspectiva da educação global para formação dos futuros profissionais até as oportunidades para ampliar as relações entre a indústria regional, governos e universidades com a rede internacional, proposta pelo grupo norte-americano.

O professor do campus Poços de Caldas, Cláudio Antônio de Andrade Lima, esteve presente durante os quatro dias de workshop, acompanhando de perto palestrantes internacionais apresentarem os resultados da implantação do GCSP nas instituições de ensino do exterior e palestrantes brasileiros falarem sobre os desafios para o ensino da engenharia no país. “A participação no workshop da GCSP foi uma experiência bastante enriquecedora tanto tecnicamente como pessoalmente. Me provocou reflexões sobre os novos papéis da engenharia junto a sociedade, das oportunidades de melhoria dos cursos de engenharia da UNIFAL-MG e alinhamento as novas diretrizes curriculares, ampliação de conexões com outras universidades e a possibilidade de ingressarmos nesta iniciativa de âmbito mundial”, contou o Prof. Cláudio, que também representou a Agência de Inovação e Empreendedorismo I9/UNIFAL-MG.

(Crédito da imagem: arquivo pessoal do Prof. Cláudio)

Um dos destaques do GCSP é ter sua origem nos 14 grandes desafios para a engenharia, definidos pela NAE em 2008, que se apresentam como a primeira visão global para a engenharia na história. Entre eles estão: aprendizado personalizado avançado; tornar a energia solar econômica; avançar na informática da saúde; restaurar e melhorar a infraestrutura urbana; ciberespaço seguro; e fornecer acesso à água limpa. De acordo com o Prof. Cláudio, apesar de estarmos adentrando na era da indústria 4.0, foi possível durante o workshop observar a convergência de discursos para uma engenharia mais humanizada feita por pessoas e para as pessoas, devido a esses desafios. “Para um mundo tão polarizado, os 14 desafios do GCSP foram encaixados nos quatro grandes temas transversais mobilizadores da sociedade e aglutinadores de colaborações em busca de soluções escalonadas para um mundo melhor para todos: sustentabilidade, saúde, segurança e alegria de viver”, afirmou.

A realização do evento foi uma oportunidade para universidades, empregadores, governos e futuros engenheiros proporem práticas e conexões com organizações regionais norte-americanas, por meio de programas de bolsas, apoio a intercâmbio e cooperação internacional. Participaram da iniciativa estudantes, professores, representantes das indústrias e multinacionais, representantes de entidades governamentais com inserção no sistema de educação, pesquisa e desenvolvimento da força de trabalho e das sociedades profissionais.

Sobre o GCSP

O Grand Challenges Scholar Program é um programa curricular, co-curricular e extracurricular, que visa a preparar engenheiros para enfrentar os grandes desafios globais da humanidade neste século. Isso envolve a formação de profissionais com forte fundamentação técnica, capacidade de atuar em equipes multidisciplinares, espírito empreendedor, perspectiva global e multicultural, e, sobretudo, com senso de missão social.

O programa conta com cerca de 1 mil estudantes de 65 instituições parceiras que já desenvolveram projetos em 70 países.  O workshop foi organizado pela Academia Nacional de Engenharia (ANE), pela Academia Brasileira de Ciências (ABC) e pela Academia Nacional de Engenharia dos EUA (NAE).