Economia, sociedade e desafios das Instituições de Ensino Superior na atualidade são temas abordados em aula magna durante “Acolhida ao calouro”

A fim de discutir o tema “Em defesa da Universidade: ciência, internacionalização, inovação e investimentos no Brasil”, a UNIFAL-MG recebeu o diretor executivo de Relações  Internacionais da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), Prof. Mariano Francisco Laplane, para a aula magna de acolhida aos veteranos e calouros do segundo semestre, realizada na última quarta-feira (14/08), no auditório Dr. João Leão de Faria, na sede. O evento chamou atenção também dos servidores da Instituição que participaram devido a vasta experiência do palestrante sobre políticas de ciência, internacionalização, tecnologia, inovação e desenvolvimento econômico.

A aula teve início com a apresentação do panorama internacional que sofre com crises, transformações econômicas, políticas e sociais desde 2008, bem como discussão de novas trajetórias para a situação. De acordo com o Prof. Mariano, três décadas de transformações geraram essa crise, isso devido aos desequilíbrios e assimetrias cada vez maiores entre países, grupos econômicos e sociais, além de desajustes patrimoniais para famílias, empresas e Estados, e aumento da desigualdade e fragilização das instituições públicas e privadas.

Em seguida, o especialista em economia falou sobre os impactos das novas tecnologias na sociedade: “inovações combinadas e sinérgicas produzem efeitos disruptivos sobre produtos, processos e gestão, transformando modelos de negócio, formas de concorrência e ameaçando empresas dominantes em seus mercados. Dessa forma, estamos vivendo uma transformação em padrões de consumo, perfil de emprego e qualificação, estilos de vida e formas de sociabilidade”, afirmou.

Ao trazer a discussão para as Universidades Públicas, o Prof. Mariano comentou sobre as demandas contraditórias que são um dilema para as instituições. São elas: a necessidade de inovação, mas sem abandonar a excelência científica e o ensino de qualidade; responder às demandas por maior sustentabilidade social e ambiental, no entanto, com foco no empreendedorismo; e incrementar a internacionalização e ser mais sensível às necessidades do país e da comunidade local. “Responder às demandas contraditórias exige criatividade e inovação institucional. Duas alternativas possíveis são: a criação de conhecimento ser mais importante do que a transmissão de conhecimentos consolidados e os campi precisam se transformar em espaços multiculturais de convivência para fortalecer a criação de conhecimento sobre a natureza e sobre a sociedade”, explicou, lembrando que questões éticas relacionadas à equidade social, direitos individuais, convivência democrática e diálogo também são importantes.

Para finalizar, também foram apresentados desafios relacionados às alternativas ditas. Segundo ele, é preciso uma reorganização do ensino e da pesquisa para ampliar espaço para iniciativas interdisciplinares e colaborativas: “indicadores mais relevantes e métodos mais adequados para avaliar a pesquisa e o ensino devem ser desenvolvidos, e a avaliação de desempenho das instituições deve contar com a participação, além das agências governamentais, de instituições da sociedade civil e das comunidades”, disse.

Dirigentes da UNIFAL-MG se reúnem com o Prof. Mariano antes da aula magna (Crédito da imagem: Dicom/UNIFAL-MG)

Na oportunidade, o reitor, Prof. Sandro Amadeu Cerveira, o vice-reitor, Prof. Alessandro Antonio Costa Pereira e o diretor de Relações Internacionais e Interinstitucionais, Prof. Cláudio Umpierre Carlan, estiveram em reunião com o Prof. Mariano na Reitoria, com o objetivo de estreitar os laços e parcerias entre a UNIFAL-MG e a UNICAMP, tanto em relação à internacionalização, quanto a estágios, projetos e plano de desenvolvimento institucional. “Nossa intenção é tentar organizar planos de trabalho que auxiliem a nossa Universidade no processo acadêmico e administrativo”, afirmou o Prof. Carlan.

A aula magna foi transmitida ao vivo via webconferência para os campi de Poços de Caldas e Varginha e também pelo Facebook Oficial da UNIFAL-MG. Os interessados em assistir na íntegra podem acessar a aula neste link!

Fotos: Dicom/UNIFAL-MG