Programa de Pós-Graduação em Ciências Biológicas inicia a programação de seu 4° workshop; docentes da UNIFAL-MG participam de cerimônia e palestras de abertura

Produtos naturais, saúde mental de alunos e ética nos dias atuais foram os temas discutidos na noite de abertura da 4ª edição do workshop do Programa de Pós-Graduação em Ciências Biológicas (PPGCB) da UNIFAL-MG, que teve início na última quarta-feira, dia 28/08. Na oportunidade, docentes da UNIFAL-MG apresentaram as palestras inaugurais e iniciaram a programação das atividades, que acontecem até 31/08.

“A nossa programação foi pensada e articulada, principalmente, para contemplar as necessidades dos discentes e a demanda locorregional”, explicou a coordenadora do evento e do PPGCB, Profa. Lívia Maris Ribeiro Parnaíba, durante a cerimônia de abertura. Como resultado do planejamento da programação, a equipe organizadora destacou o número de inscritos na 4ª edição. Motivo de comemoração, a quantidade de participantes mostrou o impacto positivo de se proporcionar um evento de caráter extensionista, mas que também reúne pesquisa e ensino. “Esse ano nos surpreendeu, pois tivemos, no total, 246 inscritos. Além disso, recebemos 48 resumos de trabalhos”, comentou a professora Lívia.

“O aumento de inscritos é um sinal muito bom, já que o evento é um momento de troca de experiências, de conhecimentos, de diálogos e de ideias”, afirmou a pró-reitora de Pesquisa e Extensão, Profa. Eliane Garcia Rezende, que esteve presente na solenidade de abertura ao lado da pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação, Profa. Vanessa Bergamin Boralli Marques; do pró-reitor de Graduação, Prof. José Francisco Lopes Xarão;  do conselheiro do Conselho Regional de Biologia da 4ª região, Prof. Carlos Frederico Loyola; do professor da Faculdade de Ciências Farmacêuticas, Masaharu Ikegaki; e do representante discente do PPGCB, Paulo Fernando Carlstrom.

As apresentações da noite de abertura foram feitas pelo professor do Instituto de Ciências Biomédicas, Pedro Luiz Rosalen, que falou sobre a prospecção de bioativos em produtos naturais; pela professora da Escola de Enfermagem, Vânia Regina Bressan, responsável pela palestra sobre as condições de estresse e a saúde mental de estudantes, especialmente discentes de Pós-Graduação; e pelo professor do Instituto de Ciências Humanas e Letras, Marcos Roberto de Faria, que finalizou a primeira noite de workshop com a palestra intitulada “reflexão da ética para o nosso tempo”.

Sobre o workshop

Com o objetivo de divulgar as linhas de pesquisa desenvolvidas pelo PPGCB e de promover a interação entre discentes de Graduação e Pós-Graduação, graduados e pós-graduados, o workshop se desenvolve como um canal de comunicação entre os alunos e pesquisadores interessados pelas áreas de Interação Patógeno-Hospedeiro e Biologia Molecular, Celular e Estrutural das doenças Agudas e Crônicas. Atualmente, o workshop promove a sua 4ª edição, que reúne palestras, apresentações de trabalhos e minicursos.

*Milena Favalli Simão é estagiária da Diretoria de Comunicação Social da UNIFAL-MG

Fotos: Dicom/UNIFAL-MG