Homenagens marcam Cerimônia de Comemoração dos 10 anos do campus Varginha

Quem teve a oportunidade de participar da Cerimônia de Comemoração dos 10 anos do campus Varginha na noite do dia 28/08, pôde conhecer, reviver e se emocionar ao ouvir relatos sobre como foi constituída aquela unidade educacional.

Inicialmente funcionando em prédio de uma antiga fábrica de laticínios cedido pela prefeitura, o campus Varginha foi implantado em março de 2009, durante a gestão do professor Antônio Martins Siqueira, reitor da Instituição de 2005 a 2010. A mudança para a unidade própria da Universidade aconteceu em fevereiro de 2012. O espaço foi inaugurado oficialmente em agosto de 2013. “Éramos 12 docentes que estávamos descobrindo uma nova modalidade de ensino com muitas dúvidas e muita vontade de que tudo desse certo”, relatou a professora Letícia Lima Milani Rodrigues, diretora do Instituto de Ciências Sociais Aplicadas (ICSA). “A implantação exigiu de cada um de nós, esforço, coragem e dedicação. Hoje, contamos com pessoas determinadas e comprometidas com a UNIFAL-MG.”

Hoje, o campus conta com cerca de 1.000 alunos em cinco cursos de graduação: Bacharelado Interdisciplinar em Ciência e Economia, Administração Pública, Ciências Contábeis, Ciências Atuariais e Ciências Econômicas com ênfase em Controladoria. Além desses, o campus Varginha oferece o curso de mestrado Profissional em Administração Pública (ProfiAP), o mestrado acadêmico em Gestão Pública e Sociedade (GPS) e o mestrado acadêmico em Economia (PPE).

Durante a solenidade comemorativa, foram feitas homenagens a todos que estiveram envolvidos na instalação e desenvolvimento do campus. Entre elas, representantes de ex-alunos da 1ª turma do curso de Bacharelado Interdisciplinar em Ciência e Economia (Bice), Natânia Silva Ferreira e Renan Serenini Bernardes. “Agradeço aos alunos, principalmente, aos alunos da 1ª turma do Bice, pois vieram para a UNIFAL-MG, campus Varginha, para o curso Bacharelado Interdisciplinar em Ciência e Economia, único do país. Na primeira turma, iniciamos em 2009 com 165 alunos em sala de aula. Foi um grande desafio para todos nós”, contou o diretor do campus, Prof. Leandro Rivelli Teixeira Nogueira.

As homenagens se estenderam aos funcionários terceirizados com mais tempo de campus; aos professores e técnico-administrativos em educação com mais tempo de atuação na unidade; aos membros das gestões anteriores que contribuíram para a implantação e desenvolvimento do campus, como o professor Paulo Márcio de Faria e Silva, reitor durante os mandatos 2010-2014/2014-2018; ao primeiro coordenador de curso e à primeira coordenadora administrativa do campus, bem como às organizações, públicas e privadas, que colaboraram e continuam colaborando via parceria para o processo formativo dos alunos. “Agradeço à Prefeitura e à Câmara de Vereadores de Varginha pelo apoio a nós concedido durante este período; aos demais órgãos públicos e empresas, que nos auxiliam na formação e manutenção de nossos alunos, dando-lhes oportunidades de estágios e empregos”, destacou o diretor em discurso.

Também foi lembrada a primeira diretora do campus, Profa. Tatiana Cardoso Teixeira Viana, que morreu precocemente em 2015. A docente foi homenageada por sua atuação e pela fundamental contribuição para a implantação do campus.

Em sua fala, o reitor, Prof. Sandro Amadeu Cerveira, parabenizou a comunidade universitária do campus por essa primeira década de existência, ressaltando a importância da universidade pública, para formar cidadãos e construir uma sociedade mais justa e igualitária. Prof. Sandro também falou da alegria de poder participar do momento festivo, mesmo em meio às dificuldades orçamentárias das universidades públicas. “Esse é um momento de ter uma felicidade a mais, ao agradecer àquelas pessoas que contribuíram para que esse dia de hoje fosse possível e para pensar que, no momento em que estamos vivendo, com todas as dificuldades que estamos enfrentando no nosso país, ainda podemos nos reunir para comemorar e festejar o fato de que estamos aqui e que a universidade pública resiste e resistirá a todos os desafios que ela tem”, afirmou.

Representando a administração municipal de Varginha, também esteve presente no evento o vice-prefeito de Varginha, Vérdi Lúcio Melo, que expressou reconhecimento pela importância do campus Varginha para a cidade. “Nós não poderíamos deixar de trazer aqui o nosso reconhecimento da importância da UNIFAL-MG não somente para nossa cidade, mas para todo o estado de Minas Gerais e para o Brasil, formando jovens não somente para a vida em si, com disciplina e trabalho, mas, sobretudo, levando esses jovens para serem competitivos no mercado de trabalho, principalmente nas áreas dos cursos que aqui são ministrados”, disse. “Em nome do nosso município, em nome da nossa população, a nossa palavra de agradecimento por esse importante empreendimento, pela geração de emprego, pela responsabilidade social fazendo integração da nossa comunidade com a própria universidade, e sobretudo, por gerar emprego e renda. Parabéns pelos 10 anos e sucesso”, acrescentou.

No sábado, 31/08, o campus recebeu a visita de estudantes de ensino médio das escolas de Varginha e região, para uma extensa programação de apresentação da unidade e seus cursos.

Fotos: Dicom/UNIFAL-MG

Fotos: Robson Vitor Freitas Reis, servidor técnico-administrativo do campus Varginha