Sistema de Reserva de salas é modernizado para otimização do uso de espaço da UNIFAL-MG

Encontra-se disponível para utilização pela UNIFAL-MG o novo Porteiro Web, que é a plataforma  de reserva de salas da UNIFAL-MG.

O novo sistema, que foi desenvolvido pelo Núcleo de Tecnologia de Informação (NTI), substitui o antigo Porteiro Web, que era um software livre adaptado para uso na Instituição. “Uma das principais vantagens trazidas por esse projeto é a possibilidade de integração com os outros sistemas da Universidade, em especial, o Sistema de Gestão de Pessoas, o Espaço Físico e o Sistema Acadêmico”, conta o diretor do NTI, Marcelo Penha Fernandes. “Toda essa integração elimina uma grande carga de dados duplicados e retrabalho de cadastro, tendo possibilitado ainda o desenvolvimento da nova ferramenta de gestão de horários no Sistema Acadêmico”, acrescenta.

Segundo Marcelo, o novo Porteiro dá mais autonomia aos usuários, segmentando as permissões de uso de acordo com as responsabilidades por cada local. Assim, a comunidade tem a possibilidade de agendar os espaços considerados de uso comum, sendo disponibilizado o contato das salas que estão disponíveis no Porteiro e que possuem um responsável pelo espaço. ” A partir da implantação da ferramenta, a Pró-Reitoria de Planejamento, Orçamento e Desenvolvimento Institucional (Proplan) consolida a sua responsabilidade na gestão do espaço físico da Instituição, passando a gerir, além do Espaço Físico, também o Porteiro Web”, reforça.

O sistema permitirá uma visão mais acurada da utilização do espaço do campus, fomentando políticas e diretrizes de compartilhamento a fim de otimizar a disponibilização do espaço físico da Universidade para ser utilizado da melhor maneira possível para as atividades de ensino, pesquisa, extensão e administração.