Em jornal regional, docentes da UNIFAL-MG discutem como combater “fake news”

As fake news são tema de destaque na atualidade. Em razão disso, docentes da UNIFAL-MG comentaram o assunto na reportagem exibida pelo jornal Bom dia Cidade do dia 02/09.

O professor do Instituto de Ciências Humanas e Letras (ICHL), Elias Gomes, defendeu a necessidade de uma educação que sirva como orientação para o uso das mídias. “Educar para consumir as mídias é uma forma de educar a população para que ela possa fazer um bom uso da informação”, comentou o docente. Para legitimar o consumo consciente, o Prof. Elias explicou a necessidade de se agir com prudência, paciência e pesquisa. Ou seja, desconfiar das notícias, não compartilhar tudo o que chega ao celular e verificar as informações em fontes confiáveis.

Na reportagem, o professor do Instituto de Ciências Sociais Aplicadas (ICSA), Layon Carlos Cézar, também discutiu o assunto. “Muitas vezes as fake news têm uma roupagem muito bem elaborada, justamente para enganar as pessoas e não trazer o que é verdade nesse processo.”

A elaboração das notícias falsas é o que o “EPTV na escola” levou às escolas com a proposta “Quando a mentira parece verdade”, iniciativa que proporcionou a discussão, em aulas de redação, sobre as fake news.

Confira na íntegra:

A reportagem está disponível também no link: https://globoplay.globo.com/v/7889269/?utm_source=facebook&utm_medium=share-player-desktop&fbclid=IwAR2ccAdnrOf_fpyfzst-2bbIL7Pca3kbsaCWmoauHwscvbyWUFWuyAhN55g

*Milena Favalli Simão é estagiária da Diretoria de Comunicação Social da UNIFAL-MG