Curso de Medicina recebe nota 4 em avaliação do MEC

Avaliadores do MEC acompanhados pela diretora da FAMED, Profa. Evelise Soares, e pelo vice-diretor, Prof. Roberto Conde, durante a visita em agosto (Crédito da imagem: arquivo pessoal Profa. Evelise)

O curso de Medicina da UNIFAL-MG recebeu nesta semana, o resultado da avaliação realizada pelo Ministério da Educação (MEC). O curso foi reconhecido com nota 4, numa escala de 1 a 5, resultado de uma análise positiva do projeto didático-pedagógico, da qualificação do corpo docente e da infraestrutura da Instituição.

A avaliação do MEC in loco ocorreu entre os dias 18 e 21 de agosto, oportunidade em que a equipe avaliadora se reuniu com dirigentes, com o Núcleo Docente Estruturante (NDE), Colegiado e Comitê de Ética. Os avaliadores também visitaram as instalações, os serviços conveniados hospitalares e extra-hospitalares, a biblioteca e outros espaços utilizados pelo curso.

“Através deste conceito, o curso de Medicina vem somar à excelência da UNIFAL-MG, que há mais de 100 anos é uma tradição em Ensino, Pesquisa e Extensão”, frisou a diretora da Faculdade de Medicina (FAMED), Profa. Evelise Aline Soares, em comunicado. “Aproveitamos para agradecer carinhosamente a cada gestor, professor, técnico-administrativo e terceirizado que participou, direta ou indiretamente, em todas as etapas da construção do curso, dos primeiros documentos para a solicitação junto ao MEC até o momento atual onde formaremos em breve nossa primeira turma em dezembro de 2019”, enfatizou.

Sobre o curso

O curso de Medicina da UNIFAL-MG teve início em 2014, carimbando mais um capítulo da história institucional, sobretudo, porque foi o primeiro curso de Medicina a ser oferecido por uma universidade federal na região Sul de Minas, sendo o mais procurado do Estado, considerando as inscrições pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu).

Estudantes da primeira turma do curso de Medicina em laboratório de Anatomia em 2014 (Crédito da imagem: Dicom/UNIFAL-MG)

Atualmente, ainda é o mais concorrido do processo seletivo da Universidade, tendo o maior ponto de corte.

São oferecidas, anualmente, 60 vagas, com ingresso no início do primeiro semestre de cada ano. Ao todo, a graduação é realizada em 6 anos, em sistema semestral, dividida em 12 períodos, com aulas teóricas e práticas distribuídas em três ciclos: 1) Ciclo Educacional I: Bases biopsicossociais da prática médica e da atenção à saúde; 2) Ciclo Educacional II: Formas de atenção integral ao indivíduo e comunidade; e Ciclo Educacional III: Internato.

As atividades acadêmicas dos curso de Medicina são desenvolvidas na Sede da UNIFAL-MG em salas de aulas equipadas e laboratórios que atendem as demandas do Ciclo I do curso, a partir do 3º período algumas aulas são realizadas no Prédio I (Laboratórios de Habilidades e Práticas Simuladas) e no Prédio J (Clínica de Especialidades Médicas) na Unidade Educacional Santa Clara – Alfenas. O Internato médico é desenvolvido em Alfenas-MG (atenção primária e secundária) e em Hospitais e Prontos Atendimentos conveniados a FAMED nos municípios de Alfenas, Varginha, Guaxupé e Campos Gerais-MG.

O Curso de Graduação em Medicina tem como perfil do formando egresso/profissional o médico, com formação generalista, humanista, crítica e reflexiva, capacitado a atuar, pautado em princípios éticos, no processo de saúde-doença em seus diferentes níveis de atenção, com ações de promoção, prevenção, recuperação e reabilitação à saúde, na perspectiva da integralidade da assistência, com senso de responsabilidade social e compromisso com a cidadania, como promotor da saúde integral do ser humano.

Mais informações sobre o curso: https://www.unifal-mg.edu.br/faculdadedemedicina/