Aprovado Calendário Acadêmico de 2020 para os cursos de Graduação da UNIFAL-MG

O Colegiado da Pró-Reitoria de Graduação (Prograd) da UNIFAL-MG aprovou neste mês de setembro, o Calendário Acadêmico para o ano letivo de 2020 dos cursos de Graduação dos campi Alfenas, Poços de Caldas e Varginha.

A proposta foi feita por uma comissão, formada em maio de 2019 (Portaria 1193/2019), para elaborar o Calendário Acadêmico com o objetivo de contemplar as necessidades e anseios de todas as unidades acadêmicas e cursos. “Muito do debate que se estendia no pleno do Colegiado por falta de consenso em torno de datas, períodos e atividades, foi resolvido no âmbito da comissão”, relata o pró-reitor de Graduação, Prof. Francisco Xarão.

Conforme o Calendário Acadêmico de 2020, o ano letivo terá início e se encerrará dentro do ano civil, o que não ocorria na UNIFAL-MG desde 2017. Dessa forma, o ano letivo de 2020 prevê a data de 17 de fevereiro para iniciar e 14 de dezembro para o encerramento.

Segundo a diretora do Departamento de Registros Gerais e Controle Acadêmico (DRGCA), Vanja Myra Barroso Vieira da Silveira, tendo em vista que o Calendário Acadêmico é um documento oficial que estabelece as ações que deverão ser desenvolvidas no decorrer do período letivo, a definição de ocorrer dentro do calendário civil ajudará a comunidade acadêmica na realização das atividades. “Estabelecer que o Calendário Acadêmico transcorra  no mesmo período do calendário civil propiciará que os discentes e a Instituição como um todo, se organize para conduzir melhor as ações previstas”, diz.

Para o Prof. Xarão, a aprovação do calendário ainda no mês de setembro, ajudará o planejamento de atividades das  unidades acadêmicas. “Historicamente, o calendário era aprovado no final do ano e muitos estudantes, técnico-administrativos e docentes saiam de férias sem saber a data de início das atividades letivas do ano seguinte. Com a aprovação ainda no mês de setembro, há um prazo bem razoável para que as unidades acadêmicas organizem seus planos sem chocar datas e atividades já programadas no calendário letivo”, ressalta.

A criação de uma comissão para elaborar a proposta do calendário foi uma decisão tomada ainda 2018, quando a Pró-Reitoria de Graduação identificou dificuldade para o Colegiado deliberar datas, períodos e atividades acadêmicas para o ano letivo de 2019, devido às muitas discussões em torno das datas, o que acabava demorando na aprovação do calendário. Assim, foi estabelecido que na oportunidade de elaborar o calendário de 2020, uma comissão seria constituída com essa finalidade. “A tarefa foi tão bem realizada pela comissão, que o Colegiado não sentiu necessidade de discutir mais detalhes do calendário de 2020”, justifica Prof. Xarão.

A partir de outubro, a Prograd abrirá inscrições para membros da comunidade acadêmica que se interessarem em participar da comissão de elaboração do calendário de 2021.

Acesse para conferir o Calendário Acadêmico de 2020