Estudantes do curso de Odontologia recebem treinamento em suporte básico de vida à vítima de parada cardiorrespiratória

A Liga Interprofissional de Urgência e Emergência da UNIFAL-MG (LIE) promoveu um treinamento em suporte básico de vida em cardiologia aos alunos do curso de graduação em Odontologia, na tarde da última sexta-feira (13/09). Realizado no Laboratório de Urgência e Emergência da Faculdade de Medicina (Famed), os alunos participaram de uma breve exposição teórica sobre as últimas diretrizes de reanimação cardiopulmonar da American Heart Association (AHA) e de treinamento com manequins de baixa fidelidade das habilidades: compressão cardíaca externa, abertura de vias aéreas, ventilação com ressuscitador manual e manejo do desfibrilador externo automático (DEA).

Segundo o professor da Escola de Enfermagem, Rogério Silva Lima, embora seja um evento raro, pacientes que buscam atendimento odontológico podem apresentar quadros relacionados à patologias pregressas ou mesmo reações adversas aos fármacos empregados no tratamento. Essas condições podem incorrer no risco de agravos súbitos, dentre eles, a parada cardiorrespiratória. “Como é sabido, o prognóstico frente tal situação depende do atendimento imediato, e de qualidade, em termos de reanimação cardiopulmonar. Para tanto, a pessoa que presencia o início do episódio deve estar apta a agir corretamente até que o socorro especializado chegue ao local”, explica.

O Prof. Rogério enfatiza a importância do profissional de odontologia em prestar esse atendimento: “o odontólogo precisa estar apto a identificar a parada cardiorrespiratória e iniciar o atendimento de reanimação cardiopulmonar enquanto aguarda a chegada do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) ao seu consultório ou clínica”. De acordo com ele, o treinamento, possibilitou também a integração entre alunos de diferentes cursos, “o que é de extrema importância quando se pretende uma formação que vise ao desenvolvimento de competências como o trabalho em equipe no contexto da interprofissionalidade no campo da saúde”.

A iniciativa surgiu a partir do convite da professora responsável pela disciplina de Emergências Médicas do curso de Odontologia, Renata Bruzadelli, que incentivou os integrantes da LIE a realizarem uma atividade teórico-prática para possibilitar a capacitação dos futuros odontólogos (Crédito da imagem: arquivo pessoal Prof. Rogério)

A LIE é formada por discentes dos cursos de Enfermagem e Medicina da UNIFAL-MG e coordenada pelo Prof. Rogério e vice-coordenada pelo professor da Famed, Anderson de Castro Ribeiro. A enfermeira Roberta Garcia Gomes e a Profa. Silvana Maria Coelho Leite Fava também são colaboradoras nas ações da LIE.