UNIFAL-MG reabre inscrições para o curso de extensão sobre Filosofia e Política que ocorre em Varginha

A Universidade Federal de Alfenas abriu novas inscrições para o curso de Filosofia e Política intitulado “Um Livro, várias lições: questões políticas”, que teve início no último sábado, dia 05/10, com aula inaugural sobre “Ética e Política em Aristóteles” e “Justiça como Equidade e a Liberdade de Expressão”. Como as duzentas vagas iniciais foram preenchidas, a organização retirou o número fixo de participantes para atender à procura pelos próximos encontros, os quais serão realizados em Varginha, aos sábados, das 08h às 12h, entre os meses de outubro, novembro e dezembro.

“Mesmo que a pessoa tenha perdido a abertura e as duas aulas iniciais, ela ainda pode ingressar no curso”, explicou o professor do Instituto de Ciências Humanas e Letras e coordenador do curso, Paulo César de Oliveira, que acredita na proposta das aulas como espaços diversos para a participação e debate de todos os alunos.

Cronograma

A próxima aula será ministrada pelo reitor da UNIFAL-MG, Prof. Sandro Amadeu Cerveira, sobre o tema “Maquiavel e o Republicanismo”, no dia 19/10. “Esse encontro mostra a necessidade de se construírem instituições políticas fortes, pois uma sociedade livre e potente não é dada como um presente da natureza ou dos deuses, mas construída com audácia e coragem”, afirma o Prof. Sandro ao propor que o debate sobre Maquiavel, um autor renascentista, continua atual.

Em sequência, os outros sábados letivos serão: dia 26/10, com a palestra “Economia como Ciência Humana” da pesquisadora Nara Lucia de Melo Lemos Rela; 09/11, com a palestra “Literatura e Política em Clarice Lispector” da professora do Instituto de Ciências Humanas e Letras, Aparecida Maria Nunes; 30/11, com a palestra “Direita e Esquerda, razões e significados de uma distinção política” do jornalista e mestre em História Ibérica, Lucas Magalhães Costa; 07/12, com a mesa-redonda para o encerramento do curso.

As inscrições podem ser feitas pelo CAEX por meio do link https://sistemas.unifal-mg.edu.br/app/caex/inscricoes/. Mais informações pelo telefone (35) 3219-8610.

*Milena Favalli Simão é estagiária da Diretoria de Comunicação Social da UNIFAL-MG

Fotos: arquivo da coordenação do curso de extensão