UNIFAL-MG obtém a aprovação de dois novos cursos de pós-graduação pela Capes: mestrado em Nutrição e doutorado em Enfermagem

A Universidade comemora a aprovação de dois novos cursos de pós-graduação na modalidade stricto sensu: mestrado em Nutrição e doutorado em Enfermagem, os quais foram aprovados pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). Com a aprovação desses novos cursos sobe para 23 o número de cursos de mestrado da UNIFAL-MG e para 06 o número de cursos de doutorados ofertados pela Instituição.

O Programa de Pós-Graduação em Nutrição e Longevidade (PPGNL), nível mestrado, apresenta duas linhas de pesquisa: “Nutrição no metabolismo e no envelhecimento humano” e  “Alimentos e Longevidade”.

De acordo com a coordenadora do programa, Profa. Olga Tavano, o curso de mestrado não se restringirá ao estudo de eventos relacionados à velhice, mas também de fatores que podem determinar longevidade durante todo o processo. “Focando no papel dos nutrientes e demais componentes de alimentos e de aspectos nutricionais e metabólicos que regulam as demandas energéticas celulares, a articulação das linhas de pesquisa com as disciplinas e os projetos pretende embasar a realização de estudos a respeito da relação da nutrição com os processos fisiológicos que regem essas interações nos diferentes ciclos da vida e que, por isso, podem determinar maior ou menor longevidade, bem como o papel da falta de comunicação metabólica no desenvolvimento de doenças metabólicas e envelhecimento”, explica.

Serão oferecidas 13 vagas. A abertura está prevista para março de 2020 com edital ainda a ser divulgado.

O doutorado em Enfermagem foi proposto pelo Programa de Pós-Graduação em Enfermagem (PPGENF) da Instituição, que já oferece os cursos de mestrado em Enfermagem, Residência Multiprofissional Saúde da Família e Residência em Enfermagem Obstétrica.

Conforme a coordenadora do programa, Profa. Namie Okino Sawada, o curso de doutorado foi concebido com duas linhas de pesquisa: “Gestão em Serviços de Saúde e Educação” e “Processo de Cuidar em Enfermagem”. “A estrutura curricular do curso foi orientada por competência, tendo como eixo o ensino da Prática Baseada em Evidências. Todos os docentes estão vinculados aos projetos de pesquisa do Programa, e possuem experiência e aderência para ministrar as disciplinas”, conta, enfatizando que, com a implantação do curso, espera-se a potencialização da integraçção entre docentes/pesquisadores por meio dos Grupos de Pesquisa da UNIFAL-MG, com fortalecimento de projetos de pesquisa conjuntos, que refletirão nas atividades de ensino e orientação previstos.

Profa. Namie reflete o quanto será positivo para os profissionais da área de Enfermagem contar com um doutorado na região. “A abertura do curso de doutorado do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem é de grande relevância local e regional, uma vez que outro curso de doutorado está num raio de 250 quilômetros. O curso de doutorado em Enfermagem da UNIFAL-MG impactará loco-regionalmente a formação dos enfermeiros que refletirá na assistência à saúde, na gestão dos serviços de saúde nas políticas públicas, bem como no avanço da produção de conhecimentos que dão sustentação ao exercício profissional baseado em evidências”, afirma.

Serão oferecidas 08 vagas para a primeira turma, com previsão de abertura para ingresso no 1º semestre de 2020. Em breve será lançado o edital de seleção.

A aprovação do curso de mestrado em Nutrição foi formalizada na 189ª na reunião do Conselho Técnico-Científico da Educação Superior (CTC-ES), realizada nos dias 31/10 e 01/11; e a proposta do curso de doutorado foi aprovada na 190ª reunião do CTC-ES, que aconteceu entre os dias 20 e 22/11.