Primeira turma de Medicina da UNIFAL-MG cola grau em cerimônia na sede da Instituição

Docentes, familiares e convidados prestigiaram a solenidade de colação de grau da primeira turma do curso de Medicina da UNIFAL-MG, na tarde da última terça-feira (03/12), no auditório Dr. João Leão de Faria na sede em Alfenas. Ao todo, 27 estudantes receberam os certificados de conclusão de curso e tornaram-se, oficialmente, bacharéis e bacharelas em Medicina, em uma cerimônia que recordou a trajetória dos discentes que passaram por todas as etapas até a consolidação do curso na Instituição.

Presidida pelo reitor em exercício, Prof. Alessandro Antônio Costa Pereira, que compôs a mesa ao lado da coordenadora do curso de Medicina, Profa. Glaucia de Oliveira Moreira, e do vice-diretor da Faculdade de Medicina, Prof. Roberto Conde Santos. A solenidade foi conduzida pela diretora do Departamento de Registros Gerais e Controle Acadêmico (DRGCA), Vanja Myra Barroso Vieira da Silveira, que acolheu com alegria e satisfação os formandos para celebração da conquista e outorga do grau.

A discente Juliana Júlia de Souza foi a juramentista da turma e o discente Carlos Bernardo Assis Trovão realizou as homenagens aos pais, mestres e colegas. O Prof. Roberto foi convidado a proferir uma mensagem aos novos profissionais e compartilhou o prazer de poder fazer parte do momento histórico que é a formatura da primeira turma de Medicina da UNIFAL-MG. Em sua fala, o docente, médico há mais de 30 anos e professor dos formandos desde o 1º semestre, apontou dificuldades e desafios pelos quais discentes, docentes e técnicos da FAMED passaram desde a implantação do curso, em 2014, e garantiu que toda a experiência e todo o aprendizado valessem a pena e, atualmente, celebram o êxito de todo o esforço feito.

“Há 6 anos recebemos adolescentes com carinhas assustadas e inseguras. Hoje vemos nitidamente alunos com semblantes mais maduros, confiantes e serenos. Os desafios e conquistas ao longo da graduação trouxeram maturidade para que vocês possam, com todo esse aprendizado e experiência de vida, fazer o exercício do amor ao próximo, o que, com certeza, proporcionará também momentos de realizações, alegrias e sucesso”, disse. O Prof. Roberto lembrou ainda que a vida é um aprendizado constante e aconselhou: “não se julguem soberbos ou super-heróis e tenham a humildade de sempre aprender algo. Saibam levantar dos tropeços e, erguendo a cabeça, seguir em frente, sempre no caminho da lealdade, amor e fidelidade ao seu paciente, pois somente assim vocês encontrarão a própria felicidade”.

Na sequência, o Prof. Alessandro desejou aos ex-alunos plena realização em suas carreiras e externalizou gratidão pelo empenho e paciência enquanto primeiros discentes do curso na Instituição. “Vocês deixaram sua marca, vocês foram aquela turma que abriu o caminho. Obrigado por serem os pioneiros e deixarem para os professores e técnicos essa garra e incentivo de fazer o melhor sempre. Agradeço em nome da UNIFAL-MG por vocês terem nos escolhido e nos ajudado nessa jornada”, saudou o vice-reitor.

Histórico do curso

O Prof. Antônio Martins de Siqueira, ex-reitor da Universidade, iniciou as discussões para a implantação do curso de Medicina da UNIFAL-MG ainda em sua gestão, no ano de 2009, quando a proposta foi aprovada pelo então, Conselho Superior da Universidade. A autorização pelo Ministério da Educação – MEC foi divulgada em junho de 2012 e o curso teve início em 2014, na gestão do então reitor, Prof. Paulo Márcio de Faria e Silva. A implantação marcou mais um capítulo da história institucional, uma vez que foi o primeiro curso de Medicina a ser oferecido por uma universidade federal na região Sul de Minas.

As atividades acadêmicas dos curso de Medicina são desenvolvidas na sede da UNIFAL-MG em salas de aulas equipadas e laboratórios que atendem as demandas do Ciclo I do curso, a partir do 3º período algumas aulas são realizadas no Prédio I (Laboratórios de Habilidades e Práticas Simuladas) e no Prédio J (Clínica de Especialidades Médicas) na Unidade Educacional Santa Clara – Alfenas. O Internato médico é desenvolvido em Alfenas-MG (atenção primária e secundária) e em Hospitais e Prontos Atendimentos conveniados a FAMED nos municípios de Alfenas, Varginha, Guaxupé e Campos Gerais-MG.

O curso de Graduação em Medicina tem como perfil do formando egresso/profissional o médico, com formação generalista, humanista, crítica e reflexiva, capacitado a atuar, pautado em princípios éticos, no processo de saúde-doença em seus diferentes níveis de atenção, com ações de promoção, prevenção, recuperação e reabilitação à saúde, na perspectiva da integralidade da assistência, com senso de responsabilidade social e compromisso com a cidadania, como promotor da saúde integral do ser humano.

Em 2019, o curso de Medicina da UNIFAL-MG foi reconhecido com nota 4, numa escala de 1 a 5 na avaliação realizada pelo Ministério da Educação (MEC), revelando uma análise positiva do projeto didático-pedagógico, da qualificação do corpo docente e da infraestrutura da Instituição.

Mais informações sobre o curso: https://www.unifal-mg.edu.br/faculdadedemedicina/

Fotos: Dicom/UNIFAL-MG