Professor de Economia da UNIFAL-MG orienta como equilibrar as finanças no início do ano

Em reportagem do Jornal da Cidade da TV Princesa, emissora da Fundação Cultural de Varginha, o professor de Economia do campus Varginha da UNIFAL-MG, Fernando Batista Pereira, deu dicas sobre como lidar com o descontrole de gastos no início do ano.

Para Prof. Fernando, é preciso haver planejamento para fazer uso racional dos recursos financeiros, uma vez que com o aumento da renda no mês de dezembro, as pessoas tendem a extrapolar com compras, viagens e férias, o que acaba refletindo no início de cada ano, quando há contas que não podem ser adiadas como pagamento de IPVA e matrícula escolar.

“Planejamento não pode ser feito a curto prazo. As pessoas tendem a olhar isso, o que a gente chama de economia de miopia, que é um otimismo excessivo que só olha o hoje. Então as pessoas recebem uma renda um pouco mais elevada em dezembro e extrapolam isso para os próximos meses”, avalia.

Prof. Fernando afirma que é preciso olhar para o ano como um todo, a fim de mensurar as despesas que vão acontecer, o que contribuirá para a capacidade de poupança e para enfrentar situações de emergência. “Ao longo do ano, você vai ter despesas que vão acontecer em maior ou menor grau, então é preciso calcular a renda e a despesa olhando o ano todo, porque aí quando você recebe mais, você não fica iludido que esse pouco a mais vai ocorrer o restante do ano, mesmo porque gastos emergenciais ou planejados, acima da média, vão ocorrer”, orienta.

Confira na íntegra a reportagem que foi ao ar no dia 02/01/2020:

Reportagem também disponível na página da TV Princesa no YouTube