Atividades formativas do Programa de Residência Pedagógica realizadas em 2019 possibilitam novas vivências práticas aos acadêmicos do curso de Letras/Espanhol

Os residentes bolsistas e estagiários do Programa de Residência Pedagógica, subprojeto do curso de Letras/Espanhol, encerraram as atividades formativas do ano de 2019 vivenciando na prática uma nova proposta de ensino e aprendizagem escolar.

Com duas turmas de 6° e 7 anos do ensino fundamental da Escola Municipal Antônio Joaquim Vieira (Polivalente), os universitários do programa desenvolveram um painel expositivo, temático e poético com a figura do Touro Ferdinando, utilizado para trabalhar a interculturalidade em Língua Espanhola, incentivada por meio da exibição do filme: “O Toro Ferdinando”.

A atividade resultou na produção de poemas, como o da aluna  Linda Castro Gomes:

Toro Ferdinand, siempre amable y decidido.

Era diferente a los demás, le encantaba las flores.

La corrida de toros de ninguna manera, solo quería las flores oler.

Su aspecto daba miedo, pero por dentro era lindo y encantador.

Para o residente bolsista da Residência Pedagógica, Lucas Costa Rodrigues Santos, participar no programa possibilitou a experiência da prática docente, bem como conhecer a realidade do ambiente escolar. “Quando todas as memórias se desvanecem em ternas lembranças felizes, ficam para trás apenas o aprendizado, a vivência, garantida pela experimentação de momentos vibrantes como os que passamos na Residência Pedagógica. O contato direto com a sala de aula e com os alunos nos trouxe uma apresentação do que é a prática docente, quais os desafios e alegrias presentes nessa atividade, entre eles a superação de todos os obstáculos que se ponham diante do aprendizado ”, comenta.

Segundo o coordenador institucional e responsável pelas ações do programa, professor Frederico Augusto Toti, o Projeto Institucional de Residência Pedagógica está ancorado pelo objetivo de “promover a imersão planejada e sistemática do aluno de licenciatura em ambiente escolar para que possa experimentar, sob perspectiva profissional da docência, todas as etapas e processos que envolvem o trabalho docente em ambiente escolar e extraescolar no contexto do estágio supervisionado.”

A proposta do projeto é promover também parcerias entre a Universidade e as escolas da rede pública de Educação Básica, com foco na formação inicial e na formação continuada de professores, privilegiando os processos co-formativos e na cooperação técnica interinstitucional. “Por meio da Residência Pedagógica, busca-se sistematizar e socializar uma ampla base de experiências, validadas empiricamente, na experiência do projeto institucional, para subsidiar ações institucionais de formação de professores e de acompanhamento da imersão dos licenciandos no âmbito dos estágios curriculares obrigatórios das licenciaturas da UNIFAL-MG, de modo alinhado com demandas cotejadas com as redes de ensino e a Base Nacional Comum Curricular – BNCC”, complementa Prof. Frederico.

Na visão da residente bolsista do programa, Letícia Cestari Matui, a oportunidade de participar da Residência Pedagógica posiciona o licenciando em um patamar diferenciado, uma vez que congrega teoria e prática, abrindo novas frentes de atuação para o profissional. “Entende-se que todo o programa é voltado para que o discente de licenciatura, em congruência com a teoria proporcionada por seus estudos na universidade, tenha todas as vias necessárias para se tornar um profissional de qualidade no futuro dentro de sua área de ensino”, diz.

Avaliando as atividades desenvolvidas no programa, o preceptor Éberton Lopes de Aquino, da Escola Estadual Doutor Emílio Silveira, salienta que foi um grande aprendizado pela articulação proporcionada pelo contato entre universitários, alunos e escola. “Proporcionou momentos de interação com os residentes, trabalhando as relações entre os sujeitos (alunos) e a instituição a qual trabalho, além de mostrar aos discentes do programa o campo de atuação profissional que trabalharão. Tudo isso articulando os conhecimentos construídos por meio da minha formação no curso de Letras da UNIFAL-MG em harmonia com a realidade da escola e a oportunidade de assimilar experiências e vivências novas como uma capacitação de professor”, pontua.

Outra atividade formativa conduzida pelos residentes foi produção do informativo Estadual News Nº 1 (setembro de 2019) e também do Estadual News Nº 2 (dezembro de 2019), edições que fizeram parte da elaboração e produção de um jornal com os estudantes da Escola Estadual Doutor Emílio Silveira (Estadual), cuja experiência de estágio foi selecionada para apresentação oral no 5º Simpósio Integrado da UNIFAL-MG e também compartilhada no 1º Seminário da Residência Pedagógica, sob o título: “A variedade textual jornal enquanto implementação e ferramenta pedagógica desenvolvida por um grupo de discentes bolsistas no Programa de Residência Pedagógica na Escola Estadual Dr. Emílio Silveira”.

A experiência e narrativa sobre a edição do primeiro jornal se encontra disponível para acesso aqui.

Acesse também a 1ª edição do Estadual News

Sobre o Programa

O Programa de Residência Pedagógica (RP), voltado às Instituições de Ensino Superior (IES), é uma iniciativa da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), vinculada ao Ministério da Educação (MEC), que visa a implementação de projetos inovadores visando uma articulação entre teoria e prática nos cursos de licenciatura, conduzidos em parceria com as redes públicas de educação básica. O Programa se caracteriza por aperfeiçoar a formação dos discentes de cursos de licenciatura, por meio do desenvolvimento de projetos que fortaleçam o campo da prática e conduzam o licenciando a exercitar de forma ativa a relação entre teoria e prática profissional docente, utilizando coleta de dados e diagnóstico sobre o ensino e a aprendizagem escolar, entre outras didáticas e metodologias; e também por induzir a reformulação do estágio supervisionado nos cursos de licenciatura, tendo por base a experiência da residência pedagógica.

Fotos: arquivo pessoal Prof. Italo León