Semeando afeto: veteranos se organizam para receber ingressantes no período da pré-matrícula

Calouros e calouras dos cursos de graduação da UNIFAL-MG que passaram pelos campi de Alfenas, Poços de Caldas e Varginha para a pré-matrícula, de 30/01 a 04/02, foram recepcionados, primeiro pelas equipes do Departamento de Registros Gerais e Controle Acadêmico (DRGCA), e na sequência pelos veteranos. Com plaquinhas divertidas, pintura no rosto e troca de ideias e informações para quando as aulas começarem, os veteranos deram boas-vindas aos ingressantes e proporcionaram momentos de integração.

“Receber os calouros é uma parte muito importante de estar na faculdade, pois é mais no primeiro dia que você acaba conhecendo as pessoas. E a primeira impressão é normalmente a qual fica. Eu lembro do meu primeiro dia, foi quando eu consegui lugar para morar, alguns materiais que uso durante o curso e foi muito útil. Além disso, a gente compartilha a felicidade que é estar aqui, fazendo matrícula em um curso que é tão difícil entrar, principalmente pra quem passou por cursinho”, afirma o discente do 3º período do curso de Medicina, Otávio Henrique Porto.

Outra veterana do curso, Sandra Pereira Zanon Alves, do 5º período, comemora o interesse dos calouros na UNIFAL-MG: “eu fico muito feliz de ver que tem bastante gente interessada em vir pra cá. A nota de corte subiu e eu torço para que todos os novos alunos gostem daqui e permaneçam no curso”. Para ela, a interação com os veteranos quando chegou foi muito positiva, uma vez que a acolhida foi sincera e isso a ajudou a se adaptar melhor na nova vida. “Eu me lembro de quando cheguei e de como os veteranos me acolheram bem, eu fiquei a vontade na cidade e isso me ajudou a gostar mais de Alfenas. Para aqueles que estão entrando hoje eu diria para estudarem bastante, mas também aproveitarem tudo que essa fase oferece, conciliando as amizades e o estudo”, disse Sandra.

A veterana Lídia pintando um dos calouros da Física, na tarde do dia 30/01 (Imagem: Dicom/UNIFAL-MG)

Integrantes da Associação Atlética Acadêmica Exatas (AAAE) da UNIFAL-MG também estiveram presentes para conhecer os calouros dos cursos de Física e Matemática. “Nós nos organizamos para poder dar dicas, conhecê-los e apresentar um pouquinho o curso de Física. A emoção de fazer a pré-matrícula é muito grande por ser uma universidade federal. Ficamos muito animados e é um dia marcante em nossas vidas”, comentou Lídia Maria Silva Oliveira, do 3° período do curso de Física. E o atual presidente da AAAE,  Marcus Wherickis, também do 3° período da Física, lembra que “estar aqui hoje é o pontapé inicial para que o calouro crie laços e descubra que precisa estudar muito para passar nas disciplinas, mas que também tem apoio dos amigos”. De acordo com ele, a atitude mostra que cursos de exatas também possuem um lado humano. “Os calouros podem contar com os veteranos em momentos de dificuldade. Uma dica para se dar bem é dedicar pelo menos duas por dia para estudar, fazer bons amigos e participar de grupos de estudos”, disse.

O calouro de Nutrição, Alessandro Vilhena Costa Filho, contou que o contato com os veteranos favorece tanto para a sociabilidade quanto para uma vida acadêmica mais produtiva. “O curso me chamou atenção e como é da área da saúde, acabou sendo minha primeira opção. Já conversei com algumas pessoas e foi fácil fazer amizade, pois me senti acolhido. Essa proximidade é muito boa, pois começamos o curso e às vezes precisamos de ajuda, e ter o apoio dos veteranos que já passaram por isso é essencial pra tirar dúvidas e trocar ideias”, relatou.

A veterana Lara Campos Borim, do 3° período de Nutrição, comentou que a satisfação sentida no ano passado ao ser recebida deu força para estar na Sede hoje e esperar pelos calouros de 2020: “é uma sensação muito gostosa, por que a gente passou por isso em 2019 e poder recepcioná-los é um passo a mais na jornada que é a graduação. É como se estivéssemos revivendo o dia da nossa própria matrícula e estamos fazendo de tudo para que seja ótimo para eles estarem aqui. Nós chegamos mais cedo pra decorar nosso cantinho e estamos tentando conhecê-los, promovendo uma integração sadia para poder fazer novas amizades e mostrar um pouco da UNIFAL-MG”.

Para completar, o discente e futuro médico, Otávio, lembra que para uma vida universitária de sucesso é preciso muito estudo, mas também manter uma rotina saudável física e mentalmente. “Ter um hobbie, participar das atividades de extensão que são oferecidas, fazer um estágio nas férias, tudo isso ajuda. O momento em que estamos na Universidade é aquele em que sentimos que o mundo está ao nosso alcance, e a UNIFAL-MG possui parcerias com muitas instituições, facilitando o nosso acesso a estudos de ponta de qualquer lugar do país. Então, se é o nosso sonho estar aqui, é preciso fazer valer a pena”, finaliza.

Mais atividades de integração dos calouros com veteranos, docentes e gestores da Instituição estão previstas para o início das aulas do 1º semestre de 2020, em 17/02, e nas ações de “Acolhida ao Calouro”, no mês de março. Em breve a programação estará disponível.

Fotos: Dicom/UNIFAL-MG