Docente da UNIFAL-MG analisa ofertas de emprego em reportagem sobre o aumento de vagas abertas no sul de Minas Gerais

Neste início de fevereiro, surgiram novas vagas de emprego em cidades do sul de Minas Gerais, especialmente nos maiores municípios da região: Varginha, Pouso Alegre e Poços de Caldas. Para discutir o assunto, o jornal EPTV exibiu, no dia 05/02, uma entrevista na qual o economista e professor do Instituto de Ciências Sociais Aplicadas da UNIFAL-MG, Fernando Pereira, relacionou o desempenho da economia brasileira, conforme dados do IBGE, ao tímido crescimento da oferta de emprego no país.

“O IBGE soltou, nos últimos dias, dois dados importantes: primeiro, referente à evolução do emprego e do produto industrial em 2019. O emprego cresceu, mas foi nos postos informais, sem carteira de trabalho assinada e por conta própria. O outro dado importante foi a retração do PIB industrial, quer dizer, a indústria, em 2019, produziu menos que em 2018”, explicou.

Na opinião do docente, com base nesse contexto, os resultados do cenário nacional permanecem tímidos para projetar uma recuperação efetiva, mas a alerta do Prof. Fernando é para o fato de que existem, sim, setores com maior empregabilidade, como o setor de serviços, de indústria de bens não duráveis de consumo e, em parte, de bens duráveis. “Por outro lado, nos setores de investimento e de indústria de máquinas e equipamentos, a gente tem sofrido uma retração grande”, disse.

Sobre as ofertas de emprego no sul de Minas Gerais

Segundo o jornal, são mais de 100 vagas ofertadas em cidades mineiras. Varginha conta com mais de 20 oportunidades na Unidade de Atendimento Integrado, além de 4 vagas no hospital do município. Já em Poços de Caldas, os candidatos podem concorrer a 26 vagas disponíveis também na Unidade de Atendimento Integrado, bem como procurar o Centro de Apoio ao Trabalhador, que oferece o serviço de encaminhamento às empresas. Pouso Alegre disponibiliza dois bancos de currículos e 50 vagas no Centro de Apoio ao Cidadão, da Câmara Municipal.

Além das maiores cidades, o Senac Minas oferece oportunidades de emprego em Extrema, Guaxupé, Itajubá, Lavras, Poços de Caldas, Pouso Alegre, Três Corações e Varginha.

Confira a reportagem completa abaixo:

 

Disponível também no link: https://g1.globo.com/mg/sul-de-minas/noticia/2020/02/05/maiores-cidades-do-sul-de-mg-tem-mais-de-100-vagas-de-emprego-abertas.ghtml?fbclid=IwAR2ogHptgArM0lFOSSt7qiHxE1a5-DKnchNUtQJjcxe8AwpZ6qPwpVJOW3s

*Milena Favalli Simão é estagiária da Diretoria de Comunicação Social da UNIFAL-MG